“Estado de Sítio” sintetiza o modus operandi de golpes e ditaduras

Baseado numa história real ocorrida no Uruguai, o filme denuncia o caso do sequestro do agente americano Dan Mitrione, assassinado em agosto de 1970 pelos Tupamaros, grupo de resistência ao regime ditatorial; Dan Mitrione era responsável em treinar a polícia política, passou pelo Brasil, onde recebeu até nome de rua em Belo Horizonte durante o período militar; por Ricardo Flaitt, para o 247; veja o trailer

Baseado numa história real ocorrida no Uruguai, o filme denuncia o caso do sequestro do agente americano Dan Mitrione, assassinado em agosto de 1970 pelos Tupamaros, grupo de resistência ao regime ditatorial; Dan Mitrione era responsável em treinar a polícia política, passou pelo Brasil, onde recebeu até nome de rua em Belo Horizonte durante o período militar; por Ricardo Flaitt, para o 247; veja o trailer
Baseado numa história real ocorrida no Uruguai, o filme denuncia o caso do sequestro do agente americano Dan Mitrione, assassinado em agosto de 1970 pelos Tupamaros, grupo de resistência ao regime ditatorial; Dan Mitrione era responsável em treinar a polícia política, passou pelo Brasil, onde recebeu até nome de rua em Belo Horizonte durante o período militar; por Ricardo Flaitt, para o 247; veja o trailer (Foto: Aquiles Lins)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ricardo Flaitt, para o Brasil 247 – Na década de 60, o mundo vivenciava uma guerra silenciosa entre dois polos, com interesses e modos de vida diferentes. De um lado, um bloco encabeçado pelos Estados Unidos, símbolo maior do sistema Capitalista e; de outro, o bloco da União Soviética, que se estabelecia sob um regime socialista.

Nesse jogo de xadrez em um tabuleiro mundial de países, onde as peças eram povos e nações, os Estados Unidos comandou uma ofensiva no sentido de barrar os avanços do socialismo. Para isso, utilizaram os mais variados e inescrupulosos recursos, que vão do marketing e o controle da mídia a ações diretas, invadindo e ocupando os países na força, na guerra direta.

De forma a equilibrar, é pertinente registrar que a União Soviética também financiou esquerdas no mundo para ampliar o seu sistema. Evitamos assim recairmos sobre uma dicotomia muito cristalizada e propagada, que determina os EUA como o mal e a União Soviética o bem. Não enveredarei sobre esse caminho de conceitos, motivo de décadas de discussões, livros e uma infinidade de apontamentos.

continua após o anúncio

Na América Latina nem todos os países foram dominados por meio de uma guerra. A batalha que se travou estabeleceu-se de forma dissimulada, no campo da política. Assim, as peças que não interessavam aos Estados Unidos e o bloco de países que tinham interesses na afirmação do sistema Capitalista não precisaram de muita força militar para aplicar o golpe de estado.

Depois de consolidado o golpe era necessário "administrar" o regime ditatorial. Nesse sentido, os Estados Unidos forneceram aos países latino-americanos recursos financeiros, bélicos e disponibilizaram agentes para treinar as polícias políticas, com objetivo de reprimir as manifestações contrárias ao novo sistema em vigor.

continua após o anúncio

É sob esse contexto que se desenvolve o filme "Estado de Sítio", de Costa Gavras. Baseado numa história real ocorrida no Uruguai, o filme narra/denuncia a história do sequestro do agente americano Dan Mitrione, assassinado pelos Tupamaros (grupo de resistência ao regime ditatorial).

O real Dan Mitrione, no filme Phillip Michael Santore (interpretado por Yves Montand) foi assassinado pelos Tupamaros em 10 de agosto de 1970. Era um agente americano responsável em treinar a polícia política. Passou pelo Brasil, onde recebeu até nome de rua em Belo Horizonte durante o período militar. "Honraria" que foi retirada após a redemocratização do país.

continua após o anúncio

Gavras, a partir do sequestro e execução de Mitrione, entrelaça todos os movimentos das ações praticadas pela esquerda (Tuparamos) e direita (governo / americanos). A ação dos Tupamaros por mais direitos e liberdade ao povo envolveu também o sequestro do embaixador brasileiro Campos (Rafael Benavento).

A partir do momento em que o Governo fica sabendo do sequestro de Mitrione era preciso estabelecer medidas para encontrar e condenar os responsáveis. O que estava em jogo não era só a vida do agente americano, mas também a demonstração de poder e força da Ditadura em coibir qualquer iniciativa de grupos contra o sistema.

continua após o anúncio

Já a vida de Mitrione, para os Tupamaros, representava moeda de trocas para reivindicações no sentido de libertar companheiros de luta e outros direitos.

Gavras consegue entrelaçar diversas situações que se desencadeiam a partir do sequestro. A posição do Governo, que tinha que manter o controle sobre os grupos de resistência, os movimentos da clandestinidade para se organizar e reivindicar direitos, a forma como retratava a situação e a verdadeira guerra política travada no Parlamento, uma outra guerra inserida num sistema maior.

continua após o anúncio

"Estado de Sítio" nos dá parâmetros próximos da realidade, de como as ditaduras implantadas na América Latina agiam, ao mesmo tempo, como era a reação de grupos que lutavam pela retomada do Estado Democrático.

Ainda que uma situação transcorrida no Uruguai, "Estado de Sítio", é uma síntese perfeita desse período de instalação da ditadura em diversos países da América Latina, seus desdobramentos, consequências e as reações de oposição ao sistema que suprimia os direitos e tentava controlar o povo.

continua após o anúncio

Confira o trailer: 

continua após o anúncio

CURIOSIDADES

Estado de Sítio foi filmado no Chile, então governado por Salvador Allende. Na época com um governo socialista constitucional, o Chile se encontrava politicamente convulsionado, e representantes da Direita exigiam a proibição no país de A Confissão, filme anterior do mesmo Costa-Gravas contra o Totalitarismo. O diretor foi insultado nas ruas por direitistas durante as filmagens em Santiago, chamado de "comunista que devia deixar o país", o que obrigou a paralisação da produção e a ideia de se mudarem para Viña del Mar ou outro país para terminar as filmagens, o que acabou não sendo feito depois das garantias do próprio Allende de que Gavras poderia filmar o que quisesse no país. (Fonte curiosidade: wikipedia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247