Drama de guerra ucraniano leva prêmio da crítica em Cannes

"V Tumane" (Na Neblina) é um dos fortes candidatos à Palma de Ouro, que será anunciada neste domingo, quando termina o festival

Drama de guerra ucraniano leva prêmio da crítica em Cannes
Drama de guerra ucraniano leva prêmio da crítica em Cannes (Foto: Vincent Kessler/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ucraniano Sergei Loznitsa, diretor do drama de guerra "V Tumane" (Na Neblina), ganhou neste sábado o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) entre os filmes exibidos durante a competição oficial no Festival de Cannes.

Loznitsa, que chegou a fazer uma "vaquinha virtual" para finalizar o filme, até conseguir ser financiado pelo governo russo na fase final de pós-produção, torna-se, com o reconhecimnento da crítica internacional, um dos fortes candidatos a levar para casa a cobiçada Palma de Ouro de melhor filme. A cerimônia de premiação acontece neste domingo e encerra o festival.

O drama de guerra se passa em 1942, na então União Soviética sob ocupação alemã. Sushenya, um ferroviário, é preso com um grupo de sabotadores. Um oficial alemão decide executá-los, mas liberta o ferroviário, salvando-o da morte. É a partir de então que Sushenya é acusado de traição pelas pessoas de sua própria comunidade. Dois soldados, um deles um amigo de infância do ferroviário, decidem se vingar. A história tem fortes conflitos morais.

continua após o anúncio

A Fipresci premiou ainda "Beasts of The southern Wild", do americano Benh Zeitlin (exibido na mostra "Um Certo Olhar"), "Rengaine", de Rachid Djaide (sessões paralelas Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica).

Assista a um trecho de "V Tumane" (legendas em francês).

continua após o anúncio

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247