Dez anos de samba

Criado em 2001, Casuarina sagrou-se como um dos melhores grupos de samba da atualidade e lana seu primeiro cd autoral

Dez anos de samba
Dez anos de samba (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Aline Oliveira _247 - O grupo existe há dez anos e coleciona elogios de grandes nomes da música nacional, como Wilson Moreira, Lenine e Roberto Silva. Na bagagem, o disco MTV apresenta: Casuarina, gravado ao vivo em 2009 e considerado um sucesso de crítica e público, a premiação de melhor grupo de samba, em 2010, concedida pelo 21º Prêmio da Música Brasileira, e cinco turnês europeias.

Apesar desse histórico, o primeiro cd totalmente inédito e autoral do Casuarina só chegou uma década após o nascimento da banda. O porquê da demora? “Só agora tivemos coragem para apresentar um trabalho assim”, respondeu o cavaquinista, Rafael Freire.

A coragem que Rafael se refere é a de inovar num mercado em que reinam grupos covers que reproduzem antigos sucessos do samba. “Quem vai à Lapa (famoso reduto boêmio carioca) quer ouvir os clássicos e não tem muito interesse em ver uma banda desconhecida cantando músicas próprias”, conta.

continua após o anúncio

O começo do Casuarina, aliás, não fugiu à regra da realidade dos músicos que tocam samba no País. O cavaquinista relembrou os primeiros anos da banda. “Tocávamos quase todos os dias, às vezes para dez pessoas. Íamos atrás de lugares para tocar e nos dividíamos entre outras profissões e a música”. O estopim da mudança foi quando o grupo formado por Gabriel Azevedo (voz e pandeiro), João Cavalcanti (voz e tantan), João Fernando (bandolim), Daniel Montes (violão), João Fernando (bandolim) e Rafael começou a se destacar no Rio de Janeiro e fora dele. A esta altura, o Casuarina tinha cinco anos.

Já a faceta compositora da banda mostrou-se em 2007, com a música “Certidão”, faixa título do segundo disco do grupo, que traz composições de alguns integrantes.“Após fazer esse disco, quisemos mostrar mais nossa cara”, completou o músico.

continua após o anúncio

A nova cara do Casuarina tem traços dos cinco sambistas. “Todos nós escrevemos músicas para escolhermos as 14 faixas de “Trilhos/Terra Firme”, que tem partido-alto, samba romântico, choro e outros ritmos”. Passada a fase da seleção, o Casuarina entrou em estúdio. “Ensaiamos quase todos os dias durante os meses de setembro e outubro”, completou. O trabalho intenso foi para fazer os shows de lançamento de “Trilhos/Terra Firme”, lançado em novembro com shows em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, cidade que receberá novos shows nos dias 18 e 30 deste mês.

 

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247