Chico Science, cientista dos sons, mais atual do que nunca

Herdeiro da genuna cultura brasileira, figura central do movimento Manguebeat faleceu h exatos quinze anos; relembre em vdeos

Chico Science, cientista dos sons, mais atual do que nunca
Chico Science, cientista dos sons, mais atual do que nunca (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato _247 - Chico Science trabalhou com a música durante sua curta carreira interrompida, no dia 2 de fevereiro de 1997, por um acidente de carro no Recife, terra onde nasceu e lugar que imortalizou em suas canções assim como fizeram outros poetas pernambucanos como Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto. Se trabalhou com melodias e letras, a experimentação artística de Science extrapolou qualquer limite fonográfico e se tornou um monumento na história cultural brasileira com o movimento Manguebeat.

Talvez principal herdeiro da antropofagia de Oswald de Andrade desde o movimento tropicalista do fim dos anos 60, Science cantou letras que falavam do local e do universal ao mesmo tempo. Os tambores da Nação Zumbi, da mesma forma, dialogavam com as guitarras elétricas: a alquimia recifense sujou o rock´n´roll com a batida do maracatu – ou o contrário.

É bem verdade que o movimento Manguebeat foi mais do que um homem só. Mas a figura carismática e criativa de Chico Science, e mesmo sua morte, fizeram dele o grande expoente daquela época. “Da Lama ao Caos” e “Afrociberderlia” dificilmente não estarão em qualquer lista de melhores álbuns brasileiros, e reúnem uma seleção de clássicos modernos inevitáveis em qualquer repertório genuinamente brasileiro.

continua após o anúncio

Diversos artistas gravaram canções de Chico Science mais recentemente – de Cássia Eller à Sepultura, em uma variedade que em si só já explica um pouco a abrangência artística do Manguebeat. A obra deixada durante seus 30 anos de vida aparenta nunca ficar desatualizada, pelo contrário – “Afrociberdelia” soaria incrivelmente revolucionário se lançado hoje, quinze anos após a morte de seu criador.

 

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247