Chico Buarque agradece Prêmio Camões 2019, mas lamenta não comparecer a entrega por conta do coronavírus
Chico Buarque foi anunciado vencedor do Prêmio Camões 2019 no dia 21 de março, após reunião do júri, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Chico Buarque foi anunciado vencedor do Prêmio Camões 2019 no dia 21 de março, após reunião do júri, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O músico agradeceu aos organizadores, mas lamentou não poder comparecer à cerimônia de entrega, adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. O cantor e escritor brasileiro comentou a situação em vídeo divulgado no sábado, 25, dia em que aconteceria a entrega.
"Vai aqui a minha saudação aos amigos portugueses pelo 25 de abril", afirmou Buarque, em referência ao dia da Revolução dos Cravos, que em 1974 derrubou o regime político fascista no Portugal, que vigorava desde 1926.
"Infelizmente, não estou aí, não haverá entrega de prêmios, nem descerei com vocês a avenida. Mas esta tarde, deixarei na janela cravos vermelhos e cantarei em alto e bom som ‘Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso [música sobre a revolução’”
O prêmio, de 100 mil euros, é dividido entre Portugal e Brasil, mas o presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma. Chico Buarque afirmou que a não assinatura era equivalente a um segundo prêmio.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247