Cecília Amado leva Capitães da Areia para o cinema

Baseada na obra de Jorge Amado, pelcula dirigida por sua neta entrar em cartaz nesta sexta-feira, em todo o Pas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Aline Oliveira_247- Nem da terra, nem do mar. Eles são da areia. Setenta e quatro anos depois de Jorge Amado escrever Capitães da Areia, Dora, Pedro Bala, Gato, Sem Pernas e trupe ainda são os mesmos e continuam capazes de despertar as mesmas reações àqueles que, agora, em vez de ler, podem assistir às suas histórias.

Abandonados por suas famílias, os capitães da areia equilibram-se entre a luta diária pela sobrevivência e a descoberta da adolescência. Liderados por Pedro Bala (Jean Luis Amorim), os garotos vivem os prazeres da liberdade e as angústias do abandono, brincando e vivendo de pequenos furtos que fazem nas ladeiras de Salvador.

À medida que vão crescendo, eles vão se descobrindo, apaixonando-se pelas mulheres da vida - como o Gato, que encantou-se pela prostituta Dalva (Ana Cecília Costa), e convivendo com as perdas provenientes das doenças da época, como a varíola. Nesse contexto, os meninos tomam a consciência do quão sozinhos estãos e expõem seus pensamentos pessismistas sobre suas condições.

continua após o anúncio

No meio do enrendo, o Professor (Robério Lima) descobre Dora (Ana Graciela), que acabara de perder a mãe, e vagava com seu irmão pelas ruas do Pelourinho. Ao decidir levá-la para o Trapiche, onde mora com os outros capitães, ele causa uma confunsão e precisa defendê-la dos demais. Mas algumas noites depois, Dora torna-se um deles. Sua história com Pedro – como ela assim o chama – é um capítulo de amor à parte no enrendo, que privilegia os sentimentos das personagens.

Mas tudo toma outro rumo quando Pedro Bala decide acertar as contas com um desafeto, que havia expulsado do grupo. No confronto, ele acaba preso e conhece o lado ainda mais cruel das cadeias.

continua após o anúncio

Questão social

Assim como no livro, a intenção da película é mostrar o lado humano desses garotos, que são conhecidos por todos, como marginais. É impossível não se emocionar quando os meninos se dão conta de sua impotência ou quando se divertem com bricandeiras tão genuínas.

continua após o anúncio

Isso nos mostra que por mais que eles estejam em situações desfavoráveis e até apresentem um certo perigo, não passam de crianças, que carecem de cuidado e têm sonhos.

 

continua após o anúncio

Ficha Técnica

Direção: Cecília Amado
Co-Direção: Guy Gonçalves
Direção de Fotografia: Guy Gonçalves, ABC
FigurinoMarjorie Gueller
Trilha Sonora: Carlinhos Brown

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247