Bob Dylan sob censura

O governo chins proibiu o artista de cantar clssicos de seu repertrio, entre eles Blowing in the Wind e Times they are A-changing



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Natália Rangel_247 - O genial músico americano Bob Dylan, 69 anos, finalmente conseguiu se apresentar na China – é a primeira vez em 50 anos de carreira, depois de ter sofrido muitas recusas do governo chinês, que considera o artista e suas composições pacifistas, em defesa dos direitos humanos e da liberdade um tanto rebeldes e, portanto, pouco recomendáveis para a juventude chinesa. Depois da nona negativa no ano passado, esse mês Dylan recebeu sinal verde do ministério da cultura chinês para levar ao país a turnê comemorativa do seu primeiro show importante apresentado em Nova York, em 1961. Mas a confirmação só ocorreu depois que uma comissão oficial aprovou o set list de seu show. A medida foi adotada pela China desde que Bjork falou a favor da independência do Tibete em um show em Xangai, em 2008. Mesmo assim, segundo jornal espanhol El País, as autoridades chinesas compraram dois mil caros ingressos do total de 18 mil para, teoricamente, monitorar o evento realizado no Ginásio do Trabalhador.

E não contentes com toda a fiscalização, o governo fez constar que não iria autorizar a execução de duas canções do cantor: os clássicos pacifistas Blowing in the Wind e The Times They are A-Changing. Eles proibiram as duas músicas que são verdadeiros hinos do vasto repertório do compositor. Dylan aceitou a condição. O roqueiro que melhor compôs músicas de contestação política e revidou em suas canções muitas tragédias da política externa americana ainda se apresenta mais uma vez no país nesta quinta-feira 7 e depois viaja para a cidade Ho Chi Minh, antiga Saigón, em sua primeira visita ao Vietnã. Um show histórico, já que a guerra dos EUA contra este país (1959-1975) motivou muitas de suas canções compostas nos anos 1960 e 1970. Entre elas, está I Shall be released. Sua letra fala diretamente aos soldados. Trecho:

"Standing next to me in this lonely crowd/Is a man who swears he's not to blame./All day long I hear him shout so loud,/Crying out that he was framed./I see my light come shining/From the west unto the east./Any day now, any day now,/I shall be released.

continua após o anúncio

Confira o repertório de músicas do show e dois vídeos de Bob Dylan:

"Gonna Change My Way of Thinking"

continua após o anúncio

"It's All Over Now, Baby Blue"

"Beyond Here Lies Nothin'"

continua após o anúncio

"Tangled Up In Blue"

"Honest with Me"

continua após o anúncio

"Simple Twist of Fate"

"Tweedle Dee & Tweedle Dum"

continua após o anúncio

"Love Sick"

"Rollin' And Tumblin'"

continua após o anúncio

"A Hard Rain's A-Gonna Fall"

"Highway 61 Revisited"

continua após o anúncio

"Spirit on the Water"

"Thunder on the Mountain"

"Ballad of a Thin Man"

 

1º bis

"Like a Rolling Stone"

"All Along the Watchtower"

 

2º bis

"Forever Young"

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247