Barreto adere ao governo Temer e tenta salvar comissão do Oscar

Ministério da Cultura divulga nota anunciando que o cineasta Bruno Barreto vai integrar a comissão de seleção do filme representante do Brasil no Oscar em substituição a Guilherme Fiuza Zenha, que deixou o grupo nessa semana; nesta sexta-feira, a atriz Ingra Lyberato também anunciou sua saída; a comissão vem sendo acusada de parcialidade em relação ao filme Aquarius, visto como perseguido depois de ter protestado contra o golpe no festival de Cannes

SONY DSC
SONY DSC (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Ministério da Cultura do governo interino de Michel Temer divulgou uma nota nesta sexta-feira 26 anunciando que o cineasta Bruno Barreto vai integrar a comissão de seleção do filme representante do Brasil no Oscar em substituição a Guilherme Fiuza Zenha.

Fiuza Zenha, produtor e cineasta mineiro, deixou o grupo nessa semana. Nesta sexta, a atriz Ingra Lyberato também anunciou sua saída. A comissão vem sendo acusada de parcialidade em relação ao filme Aquarius, favorito para disputar o Oscar, mas visto como perseguido depois de ter protestado contra o golpe no festival de Cannes.

Três cineastas também já retiraram seus filmes da disputa: o diretor Ary Muritiba (Para Minha Amada Morta), Gabriel Mascaro (Boi Neon) e Ana Muylaert (Mãe Só Há Uma), em protesto contra o que consideram ser uma comissão parcial e em solidariedade ao colega Kléber Mendonça Filho, de Aquarius.

continua após o anúncio

Leia a nota do Ministério da Cultura:

Nota oficial: Comissão de Seleção Oscar 2017

continua após o anúncio

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, informa que o cineasta Bruno Barreto irá integrar a comissão de seleção do filme representante do Brasil no Oscar, em substituição a Guilherme Fiuza Zenha. A nova indicação está prevista para ser publicada no Diário Oficial da União, na próxima semana. Em seguida, serão cumpridos os ritos legais estabelecidos: o nome será encaminhado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para análise e aprovação.

O ministério reitera sua confiança na Comissão de Seleção, bem como na isenção do processo de escolha. A comissão é formada por nomes de reconhecida reputação e conhecimento técnico, que passaram, inclusive, pelo crivo da Academia. Destaca-se que a seleção do filme representante será feita à margem de critérios de natureza política, sendo inócua a criação de ambiente de pressão ou constrangimento com vistas a favorecer ou prejudicar qualquer produção.

continua após o anúncio

O anúncio do resultado da seleção será realizado pela comissão no dia 12 de setembro de 2016. Passada a etapa de seleção, o Ministério estará engajado na torcida para que nosso filme figure entre os cinco finalistas.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247