Áustria devolve ao dono obra roubada de Klimt
Pintura exposta no Museu de Salisburgo havia sido tomada pelos nazistas em 1941
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Um quadro de Gustav Klimt (1862-1918) exposto no Museu de Arte Moderna de Salisburgo, na Áustria, será devolvido ao neto da proprietária original, assassinada pelos nazistas em 1941. A pintura “Litzlberg am Attersee”, de 1915, é avaliada hoje entre 20 e 30 milhões de euros. A decisão foi tomada nesta quinta-feira por um grupo de especialistas que estuda o caso.
O resultado da perícia liderada pelo museu determinou que o dono legítimo da obra é Georges Jorisch, neto de Amalie Redlich. A Gestapo – polícia secreta nazista – confiscou o quadro que havia sido adquirido por Amalie em 1938. Ele foi comprado posteriormente por um comerciante de arte que trocou a pintura por outra obra com o Museu de Salisburgo.
Na manhã desta quinta-feira, o diretor do Museu Wilfried Haslauer afirmou que, por mais doloroso que seja para a coleção devolver a pintura, assim como para toda a Áustria, o governo de Salisburgo deve permanecer no caminho que iniciou em 2002, de não permitir se beneficiar de um regime criminal. Haslauer se refere ao acordo feito naquele ano com várias organizações judias para devolver bens roubados pelos nazistas. Em janeiro de 2009, o museu anunciou que em sua coleção havia de 10 a 15 quadros de origem duvidosa, de acordo com informações da EFE.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247