Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência se posiciona contra o golpe

A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência divulgou nota em que se posiciona contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff; "Os associados, representantes de centros e museus de ciência de todo o país, vêm se manifestando contra as visíveis ameaças às regras democráticas e aos direitos civis, tão arduamente conquistados pelos brasileiros após o longo período de ditadura militar", diz o texto; "Que todo o poder emane do povo e em seu nome seja exercido!"

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sanciona o novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta aproxima as universidades das empresas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sanciona o novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. A proposta aproxima as universidades das empresas (Marcelo Camargo/Agência Brasil) (Foto: Leonardo Attuch)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência divulgou nota em que se posiciona contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Confira abaixo:

Nota da ABCMC em defesa da democracia e do Estado de Direito

Diante do grave quadro político do país, com o esgarçamento das relações institucionais e pessoais em todos os níveis, a ABCMC não poderia assistir passivamente a esse turbulento processo sem registrar os anseios da sua comunidade.

continua após o anúncio

Os associados, representantes de centros e museus de ciência de todo o país, vêm se manifestando contra as visíveis ameaças às regras democráticas e aos direitos civis, tão arduamente conquistados pelos brasileiros após o longo período de ditadura militar. Tais direitos foram consubstanciados na Constituição Federal de 1988, a chamada “Constituição Cidadã”, que deu início a quase 30 anos de conquistas democráticas e sociais que não devem ser interrompidas.

Apesar dos grandes avanços verificados nesse período, como os observados no campo da popularização da ciência, os desafios são imensos em todos os setores, e somente uma postura responsável, com muito respeito aos direitos e opiniões de todos, construiremos o bem comum.

continua após o anúncio

Entre as conquistas democráticas centrais, as eleições diretas e universais são consideradas pelo atual sistema político brasileiro como a única forma de escolher os nossos representantes. O posicionamento da ABCMC é firme quanto ao respeito à vontade popular manifestada nas urnas, que não deve ser atropelada por arranjos político-partidários que simulam seguir os ditames constitucionais, esquecendo o principal, a tipificação do crime, sem a qual se caracterizaria uma ruptura do Estado de Direito. Que o combate à corrupção seja rigoroso, porém não ao arrepio da lei, pois a perspectiva de que “os fins justificam os meios” já levou a regimes altamente autoritários.

Assim, conclamamos a todas as pessoas, autoridades e instituições públicas e privadas a observarem e fazerem observar os princípios básicos da equidade. Somente com a aceitação da igualdade de direitos e responsabilidades construiremos uma sociedade socialmente mais justa, fraterna, cidadã e republicana. Promover tratamentos seletivos na sociedade servirá apenas para dividir a nossa população, difundir o ódio e gerar retrocessos políticos e sociais.

continua após o anúncio

A melhoria do ensino, da popularização da ciência e da cidadania, questões fundamentais da nossa missão, pressupõe o Estado de Direito, em defesa do qual lutaremos sem tréguas!

Pelo respeito aos direitos civis e individuais!

continua após o anúncio

Não aos privilégios e tratamentos seletivos!

Pelo aprofundamento das políticas de inclusão social, com redução drástica das desigualdades sociais e promoção da cidadania a todos os brasileiros!

continua após o anúncio

Que todo o poder emane do povo e em seu nome seja exercido!

A Diretoria

continua após o anúncio

07/04/2016

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247