Arte de rua invade o Masp

Importantes nomes da Street Art internacional integram a mostra que acontece dentro e fora do Masp a partir do dia 17; entre os artistas, o prestigiado francs JR e o argentino Defi, autor do trabalho acima



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247, com assessoria de imprensa do Masp - A mostra de street art que começa no próximo dia 17 no Masp ampliou o alcance da exposição intitulada De Dentro para Fora|De Fora para Dentro, que também aconteceu no ano passado no País apenas com artistas brasileiros. Desta vez, importantes nomes do cenário internacional integram a edição de De Dentro e de Fora, que promove intervenções ao vivo no museu e imediações ao longo de todo este mês. A mostra tem curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins e vai utilizar a arquitetura do MASP como base para o graffiti, fotografia, vídeo, escultura, pintura, muralismo, colagem e instalações.

E participarão mais de uma dezena de artistas vindos dos Estados Unidos, Argentina, República Tcheca e França. A curadoria foi especialmente cuidadosa na escolha e no desenvolvimento de cada projeto de cada artista. Destaque em seus países e com reconhecimento internacional, são artistas multimídia que transitam por diferentes linguagens: instalações, pintura, animação, escultura ou desenho. Estão confirmados os franceses Remed, JR e Invader, o tcheco Point, os argentinos Tec, Defi e Chu e a americana Swoon. Eles irão desenvolver suas instalações e obras no Masp e nas vias próximas.

Saiba quem é Defi

continua após o anúncio

Defi (flickr.com/eldefi e http://www.lindokiller.com/) - O artista argentino vem da escola da arte urbana e do graffiti, mas seu traço colorido é rápido e caoticamente infantil. Lida com rolinhos e tinta acrílica, bem como com spray, lápis e giz e geralmente faz com que seus desenhos escapem da tela, num proposital “acidente” visual, numa explosão de cor. Atualmente, faz esculturas e instalações com miniaturas de carros, pessoas, casas, criando dioramas que denotam pessoas em situações de risco, como uma tempestade iminente, um carro batido em uma árvore etc. Embora a maioria de seus trabalhos seja abstrata, também trabalha com desenhos de personagens e quase sempre se vê gatos, naves e polvos que circulam até mesmo pelo papel, em colagens. Defi participa de exposições internacionais desde 2005. Entre elas: Apart Gallery, em Londres, Rojo, na Itália, e o Saba Proyect, em Paris.

A proposta do evento

continua após o anúncio

A ideia central DE DENTRO E DE FORA é provocar no público a experiência de não saber onde está a arte. Ela pode estar em toda a parte, embaixo da escada, atrás do quadro ou dentro do buraco. Pode estar na sala de casa ou no meio da rua. Dentro ou fora do museu. A exposição é uma experiência em si. Experimentamos o trabalho colaborativo, a participação do público em vários níveis, a instalação coletiva, o diálogo com a arquitetura de Lina Bo Bardi, com a paisagem urbana e a paisagem humana da cidade, experimentamos a conversa da arte com a vida paulistana.

A exposição propõe uma parceria com o público, que é convidado a passear dentro da obra feita de linguagens individuais que se contrapõem e formam uma obra-arquitetura única e penetrável. Obra que continua mesmo do lado de fora do museu, na rua, mesclando-se à cidade e a toda vida que acontece nela. O público acaba por sair do museu sem sair por inteiro da obra.

continua após o anúncio

Serviço:

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Avenida Paulista, 1578. Acesso a deficientes.

continua após o anúncio

Horários: De terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às quintas-feiras: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes.

Ingressos: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60: livre.

continua após o anúncio

Às terças-feiras: entrada gratuita.

Informações ao público: www.masp.art.br | Twitter: http://twitter.com/maspmuseu

continua após o anúncio

Tel.: (11) 3251.5644

Mais informações da assessoria do evento:

continua após o anúncio

Atividades paralelas durante o período da exposição:

O projeto De Dentro e de Fora pretende oferecer, além da exposição em si, um amplo programa educativo, trazendo para o diálogo especialistas, leigos, professores, representantes do poder público, estudantes e um público amplo no seu espectro social. As principais ações já estão programadas:

Seminário “A arte, o museu e a cidade”, sobre arte pública, arte urbana, economia criativa e o futuro da cidade, com convidados das esferas artística, urbanística e da política pública. Dia 19 de setembro, no Grande Auditório do MASP.Curso sobre arte urbana, história e contemporaneidade. Em parceria com a Escola do MASP, administrado pela equipe de curadores, em 12 aulas. De 5 de setembro a 3 de outubro de 2011.

Festival de Vídeos da Cultura Urbana, realizados no Pequeno Auditório do MASP, uma vez por mês (5 versões). A programação é focada em vídeos e filmes que se debruçam sobre a temática da arte urbana, cultura pop e outros assuntos correlatos. O Festival traça um panorama da produção audiovisual de uma geração, desde seus filmes mais midiáticos até os vídeos que são veiculados exclusivamente pela internet.

Mesas redondas em torno do Festival de Vídeos da Cultura Urbana com a participação de convidados da esfera artístico-cultural sobre assuntos relativos à cultura pop, como graffiti, arte urbana, skate, tatuagem e outros. A partir de setembro, a artista Swoon retorna a São Paulo com equipe para mostrar uma série de esculturas-quiosques educativos, resultado das parcerias com diversas ONGs iniciadas em sua primeira estada em São Paulo, a partir de maio último.

Em 19 de setembro será lançado um guia para as pessoas encontrarem as obras que o artista Invader espalhou por São Paulo. Seleção especial de livros com a temática da exposição, visitas orientadas, encontros do público com a curadoria e com os artistas, entre outras ações, estão sendo planejadas em parceria com a Biblioteca do MASP, bem como com o Setor Educativo do Museu.

Website participativo que explora tecnologias de ponta e as redes sociais. O visitante poderá participar mesmo à distância, opinar e se comunicar com outros visitantes através do site e das páginas associadas à exposição que dispomos nas principais redes sociais.

* Os detalhes de cada atividade serão divulgados à medida que forem confirmados os participantes, datas e horários.

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247