Após incêndio, Doria pedirá a Bolsonaro transferência da gestão da Cinemateca para São Paulo

Segundo o governador, a ideia é que o governo federal deixe de administrar a Cinemateca, passando a responsabilidade para o estado de São Paulo e a capital

João Doria
João Doria (Foto: Reprodução | GOVSP)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou neste sábado (31) durante a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa que pedirá ao governo Jair Bolsonaro a transferência da administração da Cinemateca Brasileira para São Paulo.

Atualmente sob a gestão federal, um galpão da instituição, que armazena a memória do cinema nacional, pegou fogo na quinta-feira (29).

continua após o anúncio

"A Cinemateca há muito tempo deveria ter sido transferida para a gestão do estado ou do município. Ela está aqui e é muito presente na vida cultural de São Paulo, apesar de servir ao país todo. Aqui nós cuidamos muito melhor da cultura do que no governo federal", manifestou o governador.

Doria anunciou que o pedido será feito formalmente pelo secretário estadual da Cultura, Sérgio Sá Leitão, na segunda-feira (2). O objetivo é que a Cinemateca passe a ser administrada de forma compartilhada entre o governo de São Paulo e a gestão municipal da capital.

continua após o anúncio

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) disse ter solicitado uma vistoria no prédio atingido pelas chamas e também na sede principal da Cinemateca para "contribuir na prevenção de futuros problemas".

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247