Antônio Nóbrega atrás das lentes

Walter Carvalho dirige, no vo do MASP, documentrio sobre o msico, ator e danarino pernambucano

Antônio Nóbrega atrás das lentes
Antônio Nóbrega atrás das lentes (Foto: Lucas Reginato/ 247)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato_247- A produção chegou às 9 horas da manhã para montar o set de filmagem. O vão livre do MASP aos poucos começou a se encher de câmeras, gruas e tripés. A partir do meio-dia os primeiros voluntários à figuração já apareciam, e foram, aos poucos, povoando o cartão postal paulistano. A equipe seria comandada por Walter Carvalho para a filmagem de um documentário sobre o multi-artista Antônio Nóbrega.

continua após o anúncio

O próprio protagonista da cine-homenagem estava elétrico, entusiasmado em ver tanta gente. Não parava um só momento, e fazia questão de verificar constantimente se estava tudo nos conformes. Ele se mostrava contente em ver o número de pessoas em sua volta crescendo, todos querendo reverenciá-lo.

continua após o anúncio

Nascido no Recife, Nóbrega estudou música erudita desde cedo e mesclou a formação clássica com influências populares. Dominando o violino, participou de diversas correntes musicais da década de 80. Experimentou, então, a dança, o teatro, e promoveu espetáculos que fizeram sucesso, como “A Bandeira do Divino”, “Mateus Misterioso” e “Figural” e acabou por ganhar prêmios importantes – Shell, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Mambembe. Hoje, aos 59 anos, ele está a frente do Brincante, instituto que promove a arte e centro de referência sobre cultura brasileira.

continua após o anúncio

Agora ele vai ter a oportunidade de ver nas grandes telas parte desse trabalho. O documentário, que vai receber o nome de “Brincante”, reúne referências do próprio autor. Um pequeno grupo de músicos marcou presença no MASP, animando cerca de 200 pessoas que se reuniram e fizeram, durante mais de uma hora, uma ciranda em torno de Nóbrega. Todos sob o comando de do cineasta de Central do Brasil e diretor de fotografia de Abril Despedaçado, Carandiru, entre outros.

continua após o anúncio

A gravação chamou a atenção dos passantes na Avenida Paulista. Muitos curiosos se aproximavam, e alguns até mesmo entraram na dança. A chuva, entretanto, causou uma pequena turbulência, já que começou a cair sob os equipamentos de som e os instrumentos que tiveram de ser transferidos para a parte coberta da praça. Ao fim da música e da dança, após a correria causada pela chuva, o semblante de alívio estampava o rosto da produção, os figurantes se mostravam cansados após tanto pular. Já Nóbrega, por sua vez, ainda podia dançar muito mais. Afinal, há muitos anos que ele não para.

Fotos: Lucas Reginato/247

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247