Ambientalistas jogam tinta em obra de arte pintada por Monet (vídeo)

Ativistas suecas protestam contra mudanças climáticas e danificam vidro de pintura no Museu Nacional de Estocolmo

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — No Museu Nacional de Estocolmo, na Suécia, ativistas do grupo Återställ Våtmarker vandalizaram com tinta vermelha o vidro protetor de uma pintura do renomado artista Claude Monet. O incidente foi registrado em vídeo e compartilhado pela entidade nas redes sociais, gerando ampla repercussão.

O objetivo das ativistas, identificadas como Emma e Maj, enfermeira e estudante de enfermagem respectivamente, era protestar contra as mudanças climáticas e o aumento das emissões de gases de efeito estufa. Em uma declaração publicada em sua conta no Instagram, a organização Återställ Våtmarker afirmou: "À medida que as emissões aumentam, nossas chances de um futuro seguro diminuem. Precisamos tornar a Suécia à prova de crises, proibindo a mineração de turfa e restaurando as zonas úmidas".

continua após o anúncio

Imediatamente após o ato de vandalismo, as autoridades policiais de Estocolmo prenderam as duas ativistas. O Museu Nacional também se pronunciou nas redes sociais, informando que, apesar do ataque, a pintura de Monet não sofreu danos significativos. A obra em questão, datada de 1988, foi identificada como estando em bom estado após uma avaliação preliminar.

A instituição ressaltou que todos os visitantes presentes na sala no momento do incidente foram retirados do local. "Há alguns pequenos danos no quadro, mas a pintura está ilesa. Duas pessoas foram presas", destacou o museu em sua declaração. A repercussão do ato de vandalismo e o debate em torno das causas defendidas pelas ativistas continuam a ganhar espaço nas discussões sobre a preservação ambiental e a conscientização sobre as mudanças climáticas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247