16 anos sem o Trovador Solitário

Renato Russo era chato, prepotente e arrogante, mas mesmo assim arrastava uma legião de fãs. Esse seu gênio forte foi, talvez, a principal causa de seu sucesso



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nesta quinta-feira completam dezesseis anos que o trovador solitário respirou pela última vez. No dia 11 de outubro de 1996 o Brasil deu adeus ao seu ícone do rock nacional dos anos noventa, Renato Russo.

O cara era chato, prepotente e arrogante, mas mesmo assim arrastava uma legião de fãs. Esse seu gênio forte foi, talvez, a principal causa de seu sucesso.

Renato Rocha, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Russo formavam a Legião Urbana, a banda que colocou Brasília de vez no cenário do rock nacional. É praticamente impossível encontrar um estudante brasiliense que não tenha cantando os versos de Renato durante o intervalo de suas aulas.

continua após o anúncio

Renato Manfredini Júnior quebrou a barreira do preconceito afirmando em suas músicas sua orientação sexual e, o mais engraçado de tudo, fez com que vários Joões Chinelões cantassem "e eu gosto de meninos e meninas" sem nem perceber o que significava.

Mesmo tendo eternamente doze anos de idade, Renato estava à frente de sua época. Cantava em alto e bom som que o Brasil era o país do futuro. Hoje, mais de uma década depois, há quem diga que o tal futuro previsto pelo trovador ainda não chegou.

continua após o anúncio

Afinal, as guerras santas não cessaram pelo mundo e, por aqui, os políticos ainda gastam mais dinheiro com propaganda do que com educação e saúde para quem precisa.

As músicas da Legião apresentaram personagens que despertavam os mais diversos sentimentos nos ouvintes. Muitos torceram pelo relacionamento de Eduardo e Mônica. Choraram com a morte do João Roberto, o maioral em seu opala metálico azul, e odiaram Jeremias, assassino do tal João de Santo Cristo.

continua após o anúncio

É certo que ninguém é insubstituível, mas nesses dezesseis anos o substituto do líder da Legião ainda não apareceu.

O fato é que mundo anda tão complicado, e o que lançam no mercado musical não passa de mais do mesmo. Cheio de refrões repetitivos e com pouco conteúdo, falta um cara chato como o Renato para deixar o cenário musical mais legal.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247