Presidente de El Salvador promove adoção do Bitcoin em reunião com outros países
A tentativa de El Salvador de promover o Bitcoin entre os países em desenvolvimento ocorre em meio a uma disputa com o Fundo Monetário Internacional
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
InfoMoney - O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, está promovendo o uso e a adoção do Bitcoin (BTC) para 32 bancos centrais e 12 autoridades financeiras de economias em desenvolvimento presentes na reunião anual da Alliance for Financial Inclusion (AFI), uma aliança global de liderança política. O político é o anfitrião do encontro.
O evento, que começou na segunda-feira (16) e terminará na quarta-feira (18), aborda temas como inclusão financeira e economia digital, além dos benefícios que El Salvador obteve ao se tornar o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal no ano passado, disse Bukele.
Segundo o político, entre os países participantes estão Paraguai, Haiti, Honduras, Costa Rica e Equador da América Latina; Angola, Gana, Namíbia e Uganda da África; e Bangladesh, Palestina e Paquistão da Ásia.
A AFI voltou a fazer suas reuniões presenciais após dois anos de pandemia, e atualmente realiza encontros anuais para seu Grupo de Trabalho de Serviços Financeiros Digitais e para o Grupo de Trabalho de Finanças para Pequenas e Médias Empresas em El Salvador.
“El Salvador, que se juntou à rede AFI em 2012, fez um progresso significativo no aproveitamento de serviços financeiros digitais para promover a inclusão financeira de indivíduos e pequenas empresas”, disse o diretor de implementação e programas de políticas da AFI, Eliki Boletawa, em comunicado.
A tentativa de El Salvador de promover o Bitcoin entre os países em desenvolvimento ocorre em meio a uma disputa com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que em janeiro recomendou que o país da América Central voltasse atrás e abolisse o uso do BTC como moeda legal devido aos riscos financeiros e passivos criados.
Em março, El Salvador decidiu adiar sua oferta planejada de US$ 1 bilhão em títulos de Bitcoin por causa das condições desfavoráveis do mercado, disse o ministro das Finanças do país, Alejandro Zelaya.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247