Sócio da Belcher nega relações com empresários bolsonaristas Luciano Hang e Carlos Wizard

Segundo o depoente, o contato que teve com os empresários foi única e exclusivamente para tratativas de doação de doses da Coronavac

(Foto: Divulgação | Edilson Rodrigues/Agência Senado | Pedro França/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (24), o empresário Emanuel Catori, sócio da Belcher Farmacêutica, disse que nunca teve relação próxima com os empresários bolsonaristas Luciano Hang, dono da Havan e Carlos Wizard, empresário apontado como um dos gestores do “gabinete paralelo” de aconselhamento a Bolsonaro no enfrentamento da pandemia. Segundo o depoente, o contato que teve com os empresários foi única e exclusivamente para tratativas de doação de doses da Coronavac.

"Os contatos com Luciano Hang, Wizard e Allan Eccel (sobrinho de Hang) foram exclusivamente tratativas para doação de doses da Coronavc prontas. Não há qualquer  relação da Convidecia com os empresários. Da mesma forma, não houve interferência dos empresários com a interface institucional da Belcher com o Ministério da Saúde”, defendeu o empresário. 

continua após o anúncio

Hang, Wizard e Eccel eram os líderes do grupo de empresários que queria comprar nove milhões de doses da vacina chinesa Coronavac, que segundo Catori seriam destinadas exclusivamente a doação, mas a negociação esbarrou no acordo de exclusividade entre a fabricante chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.

A Belcher, que se apresentava-se como como representante do laboratório chinês Cansino, fabricante da vacina Convidecia, durante as negociações com o governo brasileiro, teria se reunido em maio com o Ministério da Saúde e a Anvisa, para a venda de 60 milhões de doses.

continua após o anúncio

Segundo Catori, a Belcher foi representante legal da Cansino no Brasil de 19 de abril a 10 de junho de 2021, mas ele negou que a empresa tenha sido a intermediária ou facilitadora da vacina Convidecia no Brasil.

Assista à CPI ao vivo: 

continua após o anúncio



continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247