Ministério da Saúde não consultou Conitec sobre kit Covid, diz membro do conselho à CPI

O assessor do Conasems disse aos senadores que o Ministério da Saúde foi o único responsável pela elaboração do parecer que recomendou a hidroxicloroquina ao tratamento da Covid-19. Conitec não foi consultada sobre os motivos que levaram a pasta a defender o uso do Kit Covid

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Elton da Silva Chaves afirmou, em depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (19), que o parecer recomendando o uso de remédios sem eficácia científica comprovada contra  a Covid-19, como a cloroquina e a hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, que fazem parte do chamado Kit Covid, foi elaborado pelo próprio Ministério da Saúde.

Elton Chaves disse aos senadores que o Ministério da Saúde foi o único responsável pela elaboração do parecer que recomendou a hidroxicloroquina ao tratamento da Covid-19. Segundo ele, a Conitec não foi consultada sobre os motivos que levaram a pasta a defender o uso do Kit Covid. 

continua após o anúncio

Ainda de acordo com ele, a primeira solicitação para a análise dos medicamentos do kit surgiu em maio de 2021. Desde então, alguns “capítulos (relatórios técnicos)” sobre o uso destas drogas começaram a ser apresentados e discutidos.  

Elton Chaves também disse que até o momento não existem diretrizes terapêuticas oficiais da Conitec sobre o tratamento medicamentoso ambulatorial de pacientes com Covid-19.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247