Ex-secretário do Amazonas contradiz versão de Pazuello sobre colapso do oxigênio

O ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo disse que, no dia 7 de janeiro, informou ao Ministério da Saúde sobre a falta de oxigênio em Manaus (AM). Em depoimento, o ex-ministro Eduardo Pazuello disse ter tomado conhecimento do colapso da saúde no Amazonas no dia 10 de janeiro

Ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo e o ex-ministro Eduardo Pazuello
Ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo e o ex-ministro Eduardo Pazuello (Foto: Reprodução | Jefferson Rudy/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campêlo afirmou, nesta terça-feira (15), à CPI da Covid, que, no dia 7 de janeiro deste ano, informou ao Ministério da Saúde, então comandado pelo general Eduardo Pazuello, sobre a falta de oxigênio em Manaus (AM). A declaração contradiz o que disse Pazuello. Em depoimento à CPI no dia 19 de maio, o general relatou ter tomado conhecimento do colapso da saúde no Amazonas no dia 10 de janeiro.

"Houve um pedido de logística [para transporte de oxigênio] por ofício dia 7, dia 10 e dia 11 começamos a tratar sobre a logística diretamente com a empresa [White Martins]. Liguei para o ministro Pazuello foi por volta das 21h, do dia 7. Nós encaminhamos essa carta da White Martins ao Ministério da Saúde ainda na noite do dia 7", disse Campêlo. 

continua após o anúncio

"No dia 9 de janeiro, enviamos diariamente ofício ao MS (Ministério da Saúde) pedindo apoio em relação ao oxigênio... No dia 9, quando percebemos que haveria atraso na primeira balsa White Martins", afirmou.

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), perguntou se houve retorno do Ministério da Saúde. "Não tenho conhecimento de que houve resposta. Não houve resposta que eu saiba", respondeu o ex-dirigente. 

continua após o anúncio

Um documento enviado à CPI comprovou que a pasta da Saúde, então comandada por Pazuello, soube da crise de respiradores de Manaus um mês antes do colapso.

Assista à CPI pela TV 247:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247