Dimas Covas acusa Pazuello de ter mentido à CPI sobre contrato da Coronavac

Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas fez referência à declaração de Eduardo Pazuello que isentou Jair Bolsonaro pela decisão de não comprar insumos para a produção da Coronavac. "É só fazer as contas e nós temos aí um pouco mais de seis meses, um contrato que não foi assinado, embora tenha sido proposto no meio do ano passado", disse

Diretor Instituto Butantan, Dimas Covas, e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello
Diretor Instituto Butantan, Dimas Covas, e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (Foto: GovSP | Leopoldo Silva/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O diretor do Instituto Butantan (SP), Dimas Covas, acusou o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de mentir sobre a compra da Coronavac, vacina contra a Covid produzida pelo centro de pesquisas brasileiro em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Durante a CPI, Pazuello afirmou que "nunca o presidente me mandou desfazer qualquer contrato", uma referência à ordem dada por Bolsonaro em 21 de outubro, mandando cancelar o protocolo de intenções de compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac.

continua após o anúncio

“Nós tivemos dificuldade na assinatura do contrato", disse Covas em entrevista coletiva ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). "Esse contrato foi assinado no dia 7 de janeiro deste ano, sendo que a primeira proposta foi em julho do ano passado. Então, é só fazer as contas e nós temos aí um pouco mais de seis meses, um contrato que não foi assinado, embora tenha sido proposto no meio do ano passado", acrescentou.

Após Bolsonaro mandar cancelar o protocolo de compra da CoronaVac, Pazuello apareceu em live junto com ele, dizendo que "um manda e o outro obedece".

continua após o anúncio

Em seu depoimento, nessa quarta, Pazuello também responsabilizou o Conselho Federal de Medicina (CFM) pelas recomendações de uso da cloroquina, medicamento sem comprovação científica no tratamento contra a Covid-19.

De acordo com o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, o ex-ministro "mentiu sobre vários aspectos: datas, encaminhamentos, dados dos órgãos de controle e mudanças que vez em portarias do SUS"

continua após o anúncio

Assista à CPI da Covid na TV 247 em sessão desta quinta-feira (20): 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247