CPI: Aziz quer acareação entre Nise e presidente da Anvisa

Presidente da CPI da Covid defendeu uma acareação entre a imunologista Nise Yamaguchi e o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, que acusa a médica de ter sido autora da proposta de mudança na bula da cloroquina, em reunião com membros do governo. Nise rebateu Torres e negou em seu depoimento que tenha tido participação na indicação do medicamento

Nise Hitomi Yamaguchi, Antonio Barra Torres e Omar Aziz
Nise Hitomi Yamaguchi, Antonio Barra Torres e Omar Aziz (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado | Jefferson Rudy/Agência Senado)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz, defendeu uma acareação entre a imunologista Nise Yamaguchi e o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, que acusou formalmente a médica de ter sido autora da proposta de mudança na bula da cloroquina, em reunião com membros do governo. Nise negou em seu depoimento nesta terça-feira (1) que tenha tido participação na indicação do medicamento.

“Não existiu ideia de mudança de bula por minuta ou decreto. Acho que ele (Presidente da Anvisa) deveria apresentar a minuta”, disse Nise. 

continua após o anúncio

A médica ainda disse que o “papel que estava em cima da mesa só falava sobre dispensação de medicamentos”. “Sou especialista em regulação, isso jamais aconteceria”, completou Nise, ao negar a alteração na bula. 

Barra Torres confirmou em seu depoimento no dia 11 de maio que houve uma reunião no Planalto na qual foi discutido alterar por decreto a bula da cloroquina, para que o medicamento passasse a ser indicado contra a covid-19. A reunião já tinha sido mencionada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), em seu depoimento na CPI. 

continua após o anúncio

O dirigente afirmou que a médica estava "mobilizada" pela mudança da bula. "Aquilo me provocou uma reação deseducada. Falei que não poderia acontecer. Isso não tem cabimento. Só que pode modificar a bula é a agência reguladora do País, mas desde que solicitado pelo laboratório depois de estudos clínicos, disse.

Saiba mais 

 Após vídeos apresentados na CPI apontarem que a médica Nise Yamaguchi defendeu publicamente em 2020 a cloroquina, imunidade de rebanho e o isolamento social, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), subiu o tom e apelou aos brasileiros: “não escutem o que ela está dizendo”.

continua após o anúncio

O senador também ressaltou em sua fala que a médica, que presta depoimento à CPI nesta terça-feira (1) na condição de testemunha, “está omitindo informações e voltará na condição de convocada”. 

Aziz faz referência às respostas contraditórias de Nise. Apesar de os vídeos apontarem suas falas em defesa da cloroquina, contra a vacinação em massa e em defesa da imunidade de rebanho, aos senadores ela nega que tenha feito tal defesa ou afirma que não foi exatamente aquilo o que disse.

continua após o anúncio

Acompanhe ao vivo na TV 247:


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247