CPI aprova requerimentos e Ernesto Araújo e Wajngarten serão ouvidos na semana que vem
Senadores querem saber se o ex-ministro das Relações Exteriores atrapalhou negociações de compra de vacinas com outros países e se o ex-chefe da Secretariade Comunicação falhou no desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre os riscos da Covid-19
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira (5) requerimentos que pedem a convocação do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e do ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social Fabio Wajngarten à comissão. A sessão desta quarta-feira já foi encerrada.
Ambos devem ser sabatinados pelos senadores na próxima semana, sendo o depoimento de Wajngarten na terça-feira (11) e o de Araújo na quinta-feira (13).
De acordo com a Folha de S. Paulo, os parlamentares consideram importante o depoimento de Araújo porque, na gestão dele à frente do Itamaraty, pode ter ocorrido "possível omissão ou obstrução nas relações com outros países e organizações internacionais, que resultaram em dificuldades para comprar vacinas, insumos e medicamentos". Eles também querem saber se, por motivos ideológicos, Araújo dificultou a compra de cilindros de oxigênio com origem na Venezuela durante o colapso do sistema de saúde de Manaus.
Na presença de Wajngarten, parlamentares querem apurar "falhas nas campanhas de comunicação, que não teriam informado corretamente a população sobre a importância de medidas para evitar a propagação da pandemia, contratação de influenciadores para difundir a hidroxicloroquina e, mais recentemente, seu papel na negociação para a compra de vacinas da Pfizer".
Foram aprovados também requerimentos para a convocação dos ex e atual presidentes da farmacêutica Pfizer e de representantes da Fiocruz e do Instituto Butantan.
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247