Sequelas da Covid-19 podem persistir por longo prazo até mesmo em casos leves, diz pesquisa

Segundo pesquisa publicada pesquisa pelo jornal médico Jama Network, os sintomas mais comuns são os relacionados à fadiga e perda do olfato, mas casos de confusão mental e dificuldade na respiração também foram relatados

(Foto: Maxim Shemetov/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma pesquisa publicada pelo jornal médico Jama Network apontou que 30% dos participantes do estudo ainda relatavam os sintomas da Covid-19 nove meses após contrair a doença. A maioria dos casos acompanhados era de pessoas que tiveram casos leves. As informações são da CNN Brasil.  

Os sintomas mais comuns foram os de fadiga e perda do olfato, mas casos de confusão mental e dificuldade na respiração também foram relatados. 

continua após o anúncio

"Pacientes com infecções mais graves vão apresentar mais sequelas, a relação é proporcional. Mas isso não quer dizer que pacientes com infecções moderadas não apresentem", disse Heron Rached, coordenador do Centro de Cardiologia e do Centro de Tratamento Pós-Covid do Grupo Leforte. 

Ainda segundo ele, será “difícil atribuir a sequela à Covid, porque não temos como isolar e dizer que foi o vírus. Mas a prevalência de insuficiências renais, cardíacas, arritmias e infartos vai aumentar como resultado da pandemia". “Isso é o que a gente está vendo no dia a dia: pacientes que tinham lesões estáveis que passaram a instabilizar depois de contrair a Covid", completou. 

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247