Recuperados da Covid-19 podem ter sequelas no coração, segundo estudo
O coordenador da Universidade do Coração da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Evandro Tinoco Mesquita, destacou que “mesmo em pessoas sem sintomas, há um grau de agressão ao coração"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Estudo da Alemanha publicado em julho indica que pacientes recuperados do novo coronavírus podem apresentar complicações cardíacas.
O presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca e coordenador da Universidade do Coração da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Evandro Tinoco Mesquita, disse à CNN, nesta terça-feira, 25, que para diagnosticar a Covid-19 também é necessário se atentar aos sintomas cardiorrespiratórios.
Ele ainda reforçou que “de acordo com os estudos que utilizaram a ressonância para verificar os casos, foi identificado que, mesmo em pessoas sem sintomas, há um grau de agressão ao coração", disse.
"Nesse momento temos dois caminhos: estimular a pesquisa e o outro é o acompanhamento médico das pessoas que tiveram acometimento no órgão após ou durante a fase aguda. Os principais sintomas de doenças cardíacas são a dor no peito, falta de ar, palpitação, inchaço nas pernas e o desmaio. Estes são os sinais de alerta para as doenças que atingem o coração. Se o indivíduo tiver alguns destes sintomas após a Covid-19 ele deve buscar ajuda médica", orientou.
O médico ainda alertou para o risco da cloroquina de “sobrecarregar o funcionamento do coração”. "Indivíduos que já apresentam quadros cardíacos, o uso de determinados medicamentos pode causar arritmia e a cloroquina é um deles. Normalmente, o paciente que tem utilizado a cloroquina é por um tempo menor", completou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247