Queiroga divulga fake news de que 4 mil morreram por vacina no Brasil
Informação errada foi divulgada durante entrevista à Jovem Pan. Questionado sobre o número, Queiroga reiterou a informação, mas em seguida reconheceu o erro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou nesta segunda-feira (17) informação errada ao dizer que haveria 4.000 óbitos comprovadamente relacionados à vacinação contra a Covid-19.
A informação é desmentida pelas informações oficiais do próprio ministério. Em boletim epidemiológico publicado em outubro de 2021, com dados compilados até aquele mês, a Saúde apontava uma morte "tendo como relação causal com as vacinas".
Queiroga citou o dado errado em programa da Jovem Pan, quando questionado por uma comentarista da emissora sobre o sofrimento de "inúmeras famílias vítimas dos efeitos adversos das vacinas". "Temos na Secretaria de Vigilância em Saúde registrado 1,7 óbito por cada 100 mil doses aplicadas. Isso perfaz cerca 4.000 óbitos onde há comprovação de relação causal com a aplicação da vacina", disse o ministro.
De acordo com a Folha de S. Paulo, Queiroga repetiu o erro ao ser questionado e disse que há 3.935 óbitos. Mais tarde, cobrado novamente sobre o dado, reconheceu que a informação estava errada, afirmando que seriam casos em investigação.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247