Primeiro caso da variante XBB.1.5 do coronavírus é identificado no interior paulista
Foi o único caso identificado de um total de 1.330 amostras sequenciadas no mês de novembro, e 33 eram da sublinhagem XBB da ômicron
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O primeiro caso da variante XBB.1.5 do coronavírus, considerada a mais transmissível até agora pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi identificado em uma amostra do vírus no estado São Paulo. A amostra foi coletada em 9 de novembro de uma paciente de 54 anos na cidade de Indaiatuba, a 103 quilômetros da capital paulista. Foi o único caso identificado de um total de 1.330 amostras sequenciadas no mês de novembro - 33 eram da sublinhagem XBB da ômicron. As informações foram publicadas nesta quinta-feira (5) pelo jornal Folha de S.Paulo.
Segundo a OMS, XBB.1.5 foi identificada em 29 países, mas é provável que dado esteja subnotificado, porque o sequenciamento é mais difícil de ser feito houve queda na realização de testes no mundo.
>>> Bolsonaro pretende morar na Itália e evitar uma possível prisão no Brasil
O pesquisador José Eduardo Levi, virologista responsável pelo projeto de vigilância genômica da rede, a variante pode ter se espalhado pelo estado de São Paulo. "A amostra foi coletada em novembro e agora só conseguimos fazer a identificação, então é provável que já tenha sim um aumento porque a circulação [das variantes] muda com muita rapidez com essas sublinhagens da ômicron".
A XBB.1.5 é uma variante formada pela combinação de duas sublinhagens da BA.2 e carrega uma mutação que deixa mais forte a ligação dela com as células humanas. Como consequência, a replicação ocorre mais rapidamente. A sua presença em países como nos Estados Unidos é dominante na comparação com outras linhagens menos transmissíveis (mais de 40% das amostras são de XBB.1.5).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247