"Potencial de disseminação gigantesco", diz presidente da Sociedade Brasileira de Virologia sobre variante do coronavírus
"Está claro que ela (ômicron) tem potencial de disseminação gigantesco pelo número alto de mutações e pela rapidez com que já se disseminou", disse o presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Flávio da Fonseca
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Flávio da Fonseca, afirma que a ômicron, variante recém-descoberta do novo coronavírus, possui "potencial de disseminação gigantesco", apesar dos estudos disponíveis até o momento ainda serem considerados insuficientes. "Embora os dados ainda sejam fragmentados, está claro que ela (ômicron) tem potencial de disseminação gigantesco pelo número alto de mutações e pela rapidez com que já se disseminou", disse Fonseca à BBC News Brasil.
A descoberta da variante, detectada na África do Sul,resultou na adoção de medidas restritivas referentes a viagens com origem em países do sul da África. A ômicron possui uma lista de 50 mutações genéticas, 32 delas ligadas a proteína spike (ou espícula) do vírus — a parte que conecta o microorganismo à célula humana para iniciar a infecção.
O especialista observa, porém, que os dados no momento ainda não trazem informações sobre a eficácia das vacinas já existentes sobre a variante e nem sobre o comportamento do vírus em países com altos índices de cobertura vacinal. "Neste momento, é difícil dizer se a ômicron teria um impacto mínimo na nossa sociedade como a delta teve", destacou Fonseca.
Na semana passada, o governo brasileiro anunciou o fechamento de voos vindos de seis países do sul da África como forma de conter a chegada da ômicron no Brasil. Nesta terça-feira (30), porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reportou a confirmação de dois casos de pessoas infectadas pela nova variante do coronavírus.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247