Por falta de vacinas, capitais suspendem aplicação de primeira dose contra Covid-19

Mesmo diante do cenário negativo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que toda a população brasileira com mais de 18 anos estará vacinada até setembro de 2021

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eduardo Simões (Reuters) - Diante da falta de doses de imunizantes contra Covid-19, algumas capitais de Estados suspenderam nesta terça-feira a aplicação da primeira dose de uma vacina contra a doença, responsável pela morte de mais de 500 mil pessoas no Brasil.

São Paulo, Florianópolis, Aracaju e João Pessoa informaram a suspensão por meio de suas Secretarias Municipais de Saúde, e o problema também estaria ocorrendo em Campo Grande.

continua após o anúncio

Na capital paulista, a prefeitura suspendeu a vacinação contra Covid-19 nesta terça e deve retomar a campanha de imunização na quarta, informou o governo municipal em nota na noite de segunda-feira.

"O Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que devido à alta adesão à vacinação antiCovid-19 na capital, com cerca de 90% do público entre 50 e 59 anos vacinado com a primeira dose, os estoques foram utilizados e nesta terça-feira, as 468 Unidades Básicas de Saúde serão reabastecidas", afirmou a prefeitura.

continua após o anúncio

A secretaria espera receber, ainda nesta terça-feira, "188 mil doses de vacinas antiCovid do Governo do Estado para abastecer os estoques das UBSs e dar prosseguimento ao calendário estipulado", acrescentou.

Na terça-feira, vários postos de vacinação da cidade ficaram sem estoque de doses de vacinas para aplicação na população de 50 a 59 anos de idade que buscava se imunizar no que a prefeitura paulistana chamou de "repescagem" para as pessoas dessa faixa etária que não se vacinaram nas datas específicas para suas idades.

continua após o anúncio

A interrupção por um dia da vacinação contra Covid-19 por falta de doses acontece após o governo do Estado de São Paulo anunciar uma antecipação do calendário de vacinação e prometer imunizar toda a população adulta do Estado com a primeira dose de uma vacina contra Covid-19 até o dia 15 de setembro.

Na capital catarinense, a Secretaria de Saúde local disse que as doses começaram a acabar nos postos de vacinação ainda na segunda-feira e, com o esgotamento dos estoques, apenas as pessoas já imunizadas com uma dose e que estão no momento de receber a segunda serão atendidas nos postos.

continua após o anúncio

O mesmo aconteceu na capital sergipana, onde a expectativa da Secretaria de Saúde local é de que novas doses enviadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde cheguem ainda nesta semana.

Em João Pessoa, a pasta da Saúde também informou, por meio de nota, que aguarda a chegada de vacinas para retomar a aplicação da primeira dose. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o problema também atingia a capital do Mato Grosso do Sul. A Reuters tentou contato com a Secretaria de Saúde de Campo Grande, mas não obteve resposta.

continua após o anúncio

Procurado, o Ministério da Saúde também não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

Nesta terça, o Ministério da Saúde recebeu 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19 da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, que devem começar a ser distribuídas aos Estados que, por sua vez, as enviarão aos municípios.

continua após o anúncio

Essas primeira remessa da vacina da Janssen, aplicada em dose única ao contrário da maioria dos imunizantes contra Covid-19, tinha previsão inicial de chegada ao Brasil na semana passada, e em uma quantidade duas vezes superior à que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos.

A previsão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é que toda população brasileira com mais de 18 anos esteja vacinada até setembro e ele espera que, com isso, termine o caráter pandêmico da Covid-19 no Brasil.

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247