Organização Mundial de Saúde deve validar vacinas chinesas produzidas em outros países

Isso vale para as vacinas da Sinovac, que estão sendo produzidas em parceria com o instituto Butantan em São Paulo

Profissional de saúde segura caixa de potencial vacina contra Covid-19 da chinesa Sinovac durante testes em Porto Alegre
Profissional de saúde segura caixa de potencial vacina contra Covid-19 da chinesa Sinovac durante testes em Porto Alegre (Foto: REUTERS/Diego Vara)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

CINGAPURA (Reuters) - A China está em negociações para ter suas vacinas COVID-19 produzidas localmente avaliadas pela Organização Mundial de Saúde, como um passo para torná-las disponíveis para uso internacional, disse um funcionário da OMS na terça-feira.

Centenas de milhares de trabalhadores essenciais e outros grupos considerados de alto risco na China receberam vacinas desenvolvidas localmente, mesmo quando os testes clínicos não foram totalmente concluídos, levantando questões de segurança entre os especialistas.

continua após o anúncio

Socorro Escalate, coordenadora da OMS para medicamentos essenciais e tecnologias de saúde na região do Pacífico Ocidental, disse em entrevista coletiva realizada online que a China havia mantido discussões preliminares com a OMS para incluir suas vacinas em uma lista para uso emergencial.

O procedimento de listagem de uso de emergência da OMS permite que vacinas e tratamentos não licenciados sejam avaliados para agilizar sua disponibilidade em emergências de saúde pública. Isso ajuda os estados membros da OMS e as agências de compras da ONU a determinar a aceitabilidade das vacinas.

continua após o anúncio

“Potencialmente, por meio deste uso de emergência, a qualidade e segurança dessas vacinas e a eficácia podem ser avaliadas. ..e então isso poderia ser disponibilizado para nossos licenciados ”, disse Escalante.

A China tem pelo menos quatro vacinas experimentais no estágio final de testes clínicos - duas são desenvolvidas pelo China National Biotec Group (CNBG), e as duas restantes são da Sinovac Biotech SVA.O e CanSino Biologics 6185.HK688185.SS, respectivamente .

continua após o anúncio

Eles são testados em países como Paquistão, Indonésia, Brasil, Rússia e Emirados Árabes Unidos.

No mês passado, os Emirados Árabes Unidos autorizaram o uso de emergência de uma vacina CNBG, a primeira autorização de emergência internacional para uma das vacinas da China, apenas seis semanas após o início dos testes em humanos no estado do Golfo Árabe.

continua após o anúncio

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse no mês passado que priorizaria a China e a Rússia nas compras globais de seu país por uma vacina.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247