Ômicron já foi detectada em seis países das Américas, incluindo o Brasil, diz Opas

Argentina, Brasil, Canadá, Chile, México e Estados Unidos relataram casos da nova cepa, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)

Laboratório de testes de Covid-19
Laboratório de testes de Covid-19 (Foto: Itamar Crispim / Fiocruz)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RFI - A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou, nesta quarta-feira (8), que a variante ômicron da Covid-19 já foi detectada em seis países das Américas. Em uma entrevista coletiva, a diretora da organização, Clarissa Etienne, pediu que as pessoas se vacinassem e redobrassem os cuidados para evitar novas infecções. 

Segundo o balanço da representante da Opas, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, México e Estados Unidos relataram casos da nova cepa. Ela alertou que a propagação em outros países é questão de tempo. "A chegada de uma nova variante não significa necessariamente que as coisas vão piorar, mas devemos continuar vigilantes", explicou. 

continua após o anúncio

De acordo com Etienne, a variante delta continua sendo a predominante no mundo. Ela insistiu para que as medidas de prevenção continuem a ser respeitadas, principalmente durante o período de festas no fim de ano, propícios para as reuniões familiares, sem máscara e distanciamento social. 

Os casos de Covid-19 aumentaram na semana passada no Canadá e em outras regiões do México, como Baja California, bem como no Panamá, Trinidad e Tobago e outras pequenas ilhas do Caribe. Na América do Sul, Bolívia, Peru e Colômbia registram um aumento constante de infecções. 

continua após o anúncio

A diretora da organização pediu que os governos se esforcem para acelerar a vacinação na região, onde 20 países ainda não atingiram a meta determinada pela OMS de imunizar 40% da população até o final do ano. 

De acordo com a Opas, no ritmo atual, até seis países - Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas, Guatemala, Santa Lúcia e Granada - não atingirão esse objetivo.    

continua após o anúncio

"A situação mais preocupante é no Haiti", afirmou o vice-diretor da Opas, Jarbas Barbosa, lamentando a "baixíssima cobertura vacinal", que é também resultado da crise política e do terremoto que atingiu este ano este país caribenho, o mais pobre das Américas. 

A Opas insistiu que os grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades e povos indígenas, deveriam ser uma prioridade nas campanhas de vacinação para evitar mortes e o impacto nos sistemas de saúde.

continua após o anúncio

Mais contagiosa e menos grave? 

Dados preliminares indicam que a ômicron pode reinfectar com mais facilidade pessoas que já tiveram Covid-19 ou foram vacinadas do que as variantes anteriores.  

A cepa detectada pela primeira vez pela África do Sul em 24 de novembro parece ser mais contagiosa, mas provocaria sintomas mais leves, afirmou nesta quarta-feira (8) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

continua após o anúncio

"Os dados preliminares da África do Sul sugerem um risco maior de reinfecção pela ômicron, mas são necessários mais informações para tirar conclusões mais consistentes", declarou o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante um encontro com a imprensa em Genebra. "Também há indícios que sugerem que a ômicron provoca sintomas menos graves do que a delta, mas ainda é cedo demais para termos certeza", acrescentou. 

Os laboratórios Pfizer e BioNTech confirmaram a eficácia de sua vacina atual contra a variante ômicron após três doses, e informaram que vão continuar trabalhando na "preparação de uma vacina específica" contra essa variante, com a esperança de que o imunizante "esteja disponível em março, se for necessária uma adaptação".

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247