Ministério da Saúde reduz quarentena de 10 para 5 dias para infectados com Covid sem sintoma

No caso das pessoas que estão com Covid leve ou moderada, o isolamento é de, no mínimo, 7 dias, sem teste

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (10) a redução do período de isolamento para pessoas infectadas pela Covid-19, de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno. No caso das pessoas que estão com Covid leve ou moderada, o isolamento é de, no mínimo, 7 dias, sem teste.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva. Segundo o ministro, se ao 5º dia completo o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento.

continua após o anúncio

O Ministério da Saúde reforça que o paciente que testou negativo para Covid e saiu do isolamento deve manter as recomendações até o 10º dia, como evitar aglomerações, evitar contato com pessoas com comorbidades, continuar usando máscara e outras medidas não farmacológicas.

Confira a transmissão do anúncio:

continua após o anúncio

Leia também reportagem da Reuters: 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira que a variante Ômicron do coronavírus gera um cenário de incerteza para a pandemia de Covid-19 no Brasil, mas afirmou que não espera que a nova cepa provoque uma explosão de internações pela doença no país, apesar do aumento de casos.

continua após o anúncio

"Nós temos um cenário pandêmico de uma certa incerteza em face da variante Ômicron, com o aumento de casos, mas nós temos a esperança que não haja uma explosão das internações hospitalares e também um aumento proporcional de óbitos, porque a nossa população está fortemente vacinada", disse o ministro a jornalistas em Brasília.

Queiroga também disse que a pasta tem provisões e estoques reguladores para fornecer insumos como oxigênio e kits de intubação para Estados e municípios, caso seja necessário, e também afirmou que o governo federal enviará testes rápidos de Covid-19 para os municípios para ampliar a detecção de novos casos.

continua após o anúncio

O ministro disse ainda que a pasta deve tomar nesta segunda uma definição sobre o período de isolamento de profissionais de saúde infectados pela Covid-19.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247