Médico que usou cloroquina afirma: 'tive muitos efeitos colaterais'
"Não sei, sinceramente, se um idoso toleraria essa medicação", disse o médico Júlio César Antunes de Oliveira ao falar sobre os danos colaterais que sentiu ao fazer uso da hidroxicloroquina
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Contaminado pelo novo coronavírus, o médico Júlio César Antunes de Oliveira, relatou os danos colaterais que sentiu ao fazer uso da hidroxicloroquina.
Em entrevista ao jornalista Tayguara Ribeiro, do jornal Agora, o cardiologista do Rio de Janeiro afirma ter ficado muito debilitado, com dor, desidratação e náusea, a ponto de dizer que não sabe se um "idoso toleraria essa medicação" fora do ambiente controlado de um hospital.
"Eu iniciei o protocolo de hidroxicloroquina com azitromicina, drogas que, para este fim, ainda estão em teste. E eu tive muitos efeitos colaterais. Dor ocular, muita náusea e diarreia, a ponto de ficar desidratado. Não consegui me alimentar adequadamente", conta.
E acrescenta: "Não sei, sinceramente, se um idoso toleraria essa medicação, fazendo uso em casa, sem estar monitorado, sem receber hidratação venosa".
O medicamento tem sido amplamante propagada por Jair Bolsonaro como promessa de cura para o coronavírus. Em pronunciamento nesta quarta-feira (8), Bolsonaro voltou a defender o uso da cloroquina de modo generalizado no combate à covid-19.
O medicamento, comumente usado em casos de malária, lúpus e artrite reumatoide, ainda não tem eficácia comprovada para casos do covid-19 e está em fase de estudos.
O cardiologista afirma que o isolamento é fundamental para evitar o contágio e, mesmo recuperado do covid, permanece em quarentena.
"Esse isolamento é fundamental para evitar contaminação, mas, como me isolei, se eu precisasse ter algum socorro não sei como seria", conta o cardiologista que fez uso da cloroquina fora do ambiente hospitalar. "Em alguns momentos, eu tive medo de morrer", revelou.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247