Fiocruz entrega só 2,2 milhões dos 15 milhões de doses de vacina prometidas para março
O Instituto de Biotecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), vinculado à Fiocruz, havia entregue ao PNI 1,2 milhão de doses da vacina. De acordo com Maurício Zuma, diretor da entidade, seriam remetidas mais 1 milhão de doses, restando 1,6 milhão para completar o compromisso até sábado, três dias após o prazo previsto
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Instituto de Biotecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), vinculado à Fiocruz, descumpriu o compromisso assumido junto ao Programa Nacional de Imunização (PNI) de entregar até quarta-feira (31) 3,8 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Novo prazo foi fixado para sábado (3) de abril. Até terça-feira (30), Bio-Manguinhos havia entregue ao PNI 1,2 milhão de doses da vacina. De acordo com Maurício Zuma, diretor da entidade, seriam remetidas mais 1 milhão de doses nessa quarta, restando 1,6 milhão para completar o compromisso até sábado, três dias após o prazo previsto. A informação foi publicada pelo jornal O Globo.
Há três meses, quando divulgou o primeiro cronograma do acordo com a britânica AstraZeneca, a Fiocruz mencionava a entrega de 15 milhões de doses em março e mais 28 milhões em abril.
Segundo Zuma, um dos motivos do atraso é a máquina recravadora de uma das duas linhas de processamento da vacina, que ficou parada uma semana após apresentar falhas.
O dirigente informou que, para resolver o problema, a Bio-Manguinhos comprou peças na Itália - país de origem do fabricante da máquina, a IMA, Industria Macchine Automatiche.
Números
O Brasil bateu mais um recorde de mortes provocadas pela pandemia: foram registrados 3.869 óbitos em apenas 24 horas, de acordo com levantamento divulgado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) divulgou, às 18h dessa quarta-feira (31).
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247