Fiocruz: doses de vacina com IFA nacional serão entregues em outubro

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, fez referência à entrega das primeiras doses de vacina com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) brasileiro ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima
Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima (Foto: Reprodução | MS | Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, afirmou que a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) pela instituição começará neste mês e a expectativa é a entrega das primeiras doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em outubro.

"O início da produção ocorrerá já neste mês de maio, o processo passa por muitas etapas de produção de lotes e de controle de qualidade até podermos entregar ao Programa Nacional de Imunizações as vacinas produzidas em Bio-Manguinhos, na Fiocruz", afirmou Nísia em entrevista à CNN Brasil

continua após o anúncio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última sexta-feira (30), a Fiocruz a produzir no Brasil o IFA da vacina de Oxford/AstraZeneca. Atualmente, a produção de imunizantes no Brasil depende da importação de IFAs, sobretudo da China.

Sobre o cronograma, a presidente da Fiocruz afirmou que os prazos estão sendo reduzidos. "O cronograma inicial que tínhamos era de 15 milhões de entregas por mês. No mês de abril, chegamos a mais de 19 milhões de vacinas entregues. O início foi difícil, mas fizemos um acordo de antecipação do IFA para compensar", disse.

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247