Fiocruz alerta para aumento das taxas de ocupação de leitos para Covid-19 no SUS
Para os pesquisadores do Observatório Covid-19, o comportamento das taxas de ocupação parece apontar para uma interiorização de casos da variante Ômicron
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Observatório Covid-19 da Fiocruz alertou, em nota técnica divulgada nesta quinta-feira (3), que o crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos com Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) demanda atenção e monitoramento contínuo.
De acordo com a nota, 13 estados registraram aumento das taxas de ocupação e 9 estão na zona de alerta crítico, com ocupação superior a 80%.
Para os pesquisadores, o comportamento das taxas de ocupação parece apontar para uma interiorização de casos da variante Ômicron. Entre as 25 capitais com taxas divulgadas, 13 estão na zona de alerta crítico, nove estão na zona de alerta intermediário e oito estão fora da zona de alerta.
A nota técnica destaca que o cenário atual não é o mesmo registrado entre março e junho de 2021, a fase mais crítica da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Os pesquisadores alertam ainda que uma proporção considerável da população não recebeu a dose de reforço. Eles voltam a sublinhar que a elevada transmissibilidade da Ômicron pode gerar números expressivos de internações em leitos de UTI, mesmo considerando a probabilidade mais baixa de ocorrência de casos graves. (Com informações do Valor Econômico).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247