EUA: comitê da FDA aprova aplicar a vacina da Moderna contra Covid-19

Um comitê da FDA dos Estados Unidos aprovou o uso emergencial da vacina da Moderna contra a Covid-19

Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 em frente a logo da Moderna em foto de ilustração
Frascos rotulados como de vacina contra Covid-19 em frente a logo da Moderna em foto de ilustração (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - Um comitê de consultores da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (17) o uso emergencial da vacina da Moderna contra a Covid-19.

A medida é mais um passo adiante para que os Estados Unidos, que já utilizam a vacina da Pfizer, tenham uma segunda opção de injeção para imunizar os norte-americanos. Basta que a FDA siga a recomendação do comitê e aprove o uso na população.

continua após o anúncio

Por 20 votos a zero (e uma abstenção), o comitê de médicos consultores decidiu que os benefícios da vacina superam os riscos oferecidos a pessoas com 18 anos ou mais.

Na semana passada, o mesmo painel aprovou o uso da vacina da Pfizer. No dia seguinte, a FDA autorizou o uso da vacina na população.

continua após o anúncio

"Passar de um sequenciamento [genético] de um vírus em janeiro para duas vacinas disponíveis em dezembro é uma conquista notável", disse à Reuters o médico James Hildreth, que deu um dos 20 votos favoráveis à vacina da Moderna.

A única abstenção veio de Michael Kurilla. O médico disse que a autorização da vacina para pessoas com qualquer idade maior de 18 anos pode ser uma decisão ampla demais.

continua após o anúncio

"Não estou convencido de que, para todas essas faixas etárias, os benefícios realmente superam os riscos. E eu preferiria ver mais testes voltados para pessoas com alto risco à Covid-19", disse Kurilla.

A vacina da Moderna deve começar a ser administrada nos norte-americanos assim que a FDA der a luz verde para a vacinação. O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Alex Azar, disse nesta quinta-feira (17) que 5,9 milhões de doses já foram distribuídas para estados e grandes cidades, e estavam prontas para envio aos postos de vacinação.

continua após o anúncio

A vacinação contra a Covid-19 nos Estados Unidos começou nesta segunda-feira (14), com a vacina da Pfizer. As primeiras doses são reservadas para profissionais de saúde e residentes de lares de idosos.

Foi registrado um caso de forte reação alérgica à vacina da Pfizer no país. Uma mulher apresentou falta de ar e vermelhidão dez minutos após tomar a injeção. Ela foi internada, e passa bem.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247