Em medida polêmica, Grã-Bretanha permite combinação de vacinas da Covid-19

Atualização das diretrizes de vacinação permite que doses de imunizantes de fábricas diferentes sejam oferecidos à população

(Foto: REUTERS / Agustin Marcarian)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Glaucia Chaves, Metrópoles - A Grã-Bretanha, ilha que compreende as nações da Inglaterra, Escócia e País de Gales, alterou seu manual de vacinação contra Covid-19 para permitir um regime de vacinas combinadas. A nova regra vale para o caso de uma segunda dose da vacina não estar disponível ou se o fabricante da primeira injeção não for conhecido.

A mudança contradiz as diretrizes de outros órgãos de controle do mundo, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos. Segundo a agência norte-americana, as vacinas contra o coronavírus não podem ser intercambiáveis. “A segurança e eficácia de uma série de produtos mistos não foram avaliadas. Ambas as doses da série devem ser concluídas com o mesmo produto”, determina o CDC.

continua após o anúncio

A medida foi duramente criticada por especialistas do mundo inteiro. Em entrevista ao NY Times, John Moore, especialista em vacinas da Universidade Cornell, afirmou que não há dados que comprovem a eficácia da medida. Segundo ele, “funcionários na Grã-Bretanha parecem ter abandonado completamente a ciência agora e estão apenas tentando adivinhar como sair da bagunça”.

Leia mais no Metrópoles.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247