Diretor-geral da OMS adverte que novas cepas de Covid-19 estão ganhando a corrida devido ao nacionalismo de vacinas

Tedros Adhanom Ghebreyesus criticou também o relaxamento das medidas sanitárias por alguns países

Tedros Adhanon
Tedros Adhanon (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Devido à distribuição injusta das vacinas, os avanços no desenvolvimento desses imunizantes contra o coronavírus não estão contendo a disseminação de novas variantes do vírus, algo que ameaça a recuperação econômica global, declarou o diretor-geral da Organização. Saúde Mundial, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“As novas variantes do coronavírus estão ganhando a corrida contra as vacinas devido à desigualdade na sua fabricação e distribuição”, disse o alto funcionário daquele órgão da ONU em entrevista coletiva.

continua após o anúncio

Ghebreyesus criticou que um punhado de países acumula a maior parte das vacinas, como um fato "moralmente indefensável" e uma "estratégia de saúde ineficaz contra um vírus respiratório que está rapidamente se mutando e se tornando cada vez mais contagioso".

“Alguns países com alto índice de população vacinada planejam lançar doses de reforço nos próximos meses e já estão suspendendo as medidas de saúde social e relaxando como se a pandemia tivesse passado”, lamentou.

continua após o anúncio

O dirigente considerou "repugnante" o fato de milhões de profissionais de saúde em todo o mundo ainda não terem sido vacinados.

“Do ponto de vista moral, epidemiológico e econômico, é hora de o mundo se unir para enfrentar a pandemia de forma coletiva”, frisou.

continua após o anúncio

Segundo Ghebreyesus, a reunião de ministros de finanças do Grupo dos 20 países industrializados e emergentes e diretores de bancos centrais nesta semana é mais uma oportunidade crucial para os líderes tomarem medidas emergenciais para pôr fim à fase aguda da pandemia, alocando os recursos necessários para tornar a distribuição das vacinas mais justa, informa RT.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247