Com contratos próximos ao fim, governadores se preocupam com fornecimento de vacinas AstraZeneca e CoronaVac
Para o governador Wellington Dias (Piauí), uma saída seria a produção nacional do IFA
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O coordenador de vacinas no Fórum dos Governadores, Wellington Dias (Piauí) pediu ao Ministério da Saúde agilidade na articulação para a produção nacional do insumo farmacêutico ativo (IFA) destinado aos imunizantes da AstraZeneca e CoronaVac. Dias alertou para a proximidade do fim dos contratos de entrega desses imunizantes.
"Os contratos de entrega estão esgotando. Vamos ficar somente com contratos da Pfizer e Jansen, que são importantes, mas corremos risco de redução no ritmo de vacinação, na quantidade de vacinados diária, por falta de vacinas", disse Dias, segundo o jornalista Lauro Jardim, do Globo.
Para ele, uma saída seria a produção nacional do IFA. "Qual a saída? O Ministério da Saúde articular agilidade na Anvisa e apoiar a Fiocruz para usar IFAs produzidos com vacinas Astrazeneca no Brasil. A Fiocruz pode chegar a mais de 30 milhões de doses diárias e o Butatan também pode chegar a outros 30 milhões de doses por mês, de forma independente da conjuntura dos outros países", completou o governador.
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247