Canadá adota recomendação de combinar imunizantes para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca
Agora, pessoas que foram vacinadas com a AstraZeneca na primeira dose poderão tomar a segunda dose de vacinas desenvolvidas a partir da tecnologia de mRNA, como as da Pfizer/BioNTech e da Moderna
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Canadá adotou a recomendação de que pessoas que se vacinaram com a primeira dose do imunizante da AstraZeneca/Oxford recebam a segunda dose de uma vacina desenvolvida a partir da tecnologia de mRNA (RNA mensageiro), como as da Pfizer/BioNTech e da Moderna.
Segundo o NACI (Comitê Canadense Consultivo sobre Imunização, em tradução livre), a nova recomendação é baseada em estudos que mostram que uma combinação de imunizantes tem eficácia maior contra a Covid-19.
"Novas evidências estão começando a surgir, sugerindo que as respostas imunológicas são melhores quando uma primeira dose da vacina AstraZeneca é seguida por uma vacina de mRNA como segunda dose", disse, em nota, o diretor do NACI, Shelley Deeks.
O comitê afirma ainda que a combinação de imunizantes para pessoas que foram vacinadas na primeira dose com a AstraZeneca diminui o raro risco de coágulos sanguíneos. Além disso, a utilização da combinação condiz com a situação do Canadá, que tem maior disponibilidade de vacinas do tipo mRNA.
"As pessoas que receberam duas doses da vacina da AstraZeneca/Covishield podem ter a certeza de que a vacina oferece boa proteção contra infecções e muito boa proteção contra quadros graves e hospitalização", lembrou o comitê. (Com informações da Folha de S.Paulo).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247