Brasil registra primeiro caso da variante Ômicron XE do coronavírus, que pode ser mais contagiosa que outras cepas
Subvariante foi identificada pelo Instituto Butantan em um homem de 39 anos, residente na capital paulista, que já se encontra recuperado
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Brasil registrou o primeiro caso de Covid-19 decorrente da subvariante Ômicron XE, com potencial de transmissão mais alto que o registrado em outras cepas do coronavírus.
De acordo com o jornal O Globo, a subvariante foi encontrada em um homem de 39 anos, residente na capital paulista, após uma amostra ter sido coletada no dia 7 de março. Ainda segundo a reportagem, o caso identificado “é importado”, tendo a África do Sul como “provável origem”, segundo laudo do Instituto Butantan.
Entre os sintomas apresentados pelo paciente no dia 17 de fevereiro estão coriza, distúrbios de olfato e de paladar, dor de cabeça, tosse, febre e dor de garganta, e ele já se encontra recuperado. AQinda segundo a reportagem, nesta semana, o Ministério da Saúde informou que monitorava a subvariante, que surgiu a partir de uma recombinação das versões BA.1 e BA.2.
—”É importante pontuar que no momento não existe informação extra que indique risco maior do que as linhagens BA.1 e BA.2 da Ômicron. Trata-se apenas de um recombinante que tem parte dos genes vindos da BA.1 e da BA.2. Em termos gerais, tratamos como uma versão a mais da Ômicron — disse o virologista do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), Anderson Brito.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247