Alemanha, Itália e França suspendem uso da vacina da AstraZeneca após relatos de formação de coágulos em pacientes

Os países aguardam parecer da Agência Europeia de Medicamentos sobre casos de pacientes que desenvolveram coágulos após tomarem o imunizante

Servidor da Fiocruz prepara vacina de Oxford/AstraZeneca para a primeira aplicação no Brasil
Servidor da Fiocruz prepara vacina de Oxford/AstraZeneca para a primeira aplicação no Brasil (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Infomoney - Alemanha, França e Itália informaram nesta segunda-feira (15) que suspenderão o uso da vacina contra Covid-19 da Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela universidade e pelo laboratório britânicos. As informações são do jornal britânico The Guardian.

O ministro da Saúde alemão teria informado que a medida é uma precaução, diante dos relatos de formação de coágulos em pessoas que receberam a vacina.

continua após o anúncio

“Após relatos de trombose em veias cerebrais ligados com a vacinação na Alemanha e em toda a Europa, o Paul Ehrlich Institute [autoridade de vacinação alemã] considera que mais investigações são necessárias”, disse o ministro Jens Spahn.

A Agência Europeia de Medicamentos, espécie de Anvisa da União Europeia, “decidirá se novas informações afetarão a autorização da vacina”, completou o ministro. Há apenas algumas horas, o ministério da Saúde alemão havia relatado que continuaria a usar o imunizante.

continua após o anúncio

Depois da Alemanha, França e Itália também anunciaram a suspensão de uso do imunizante. Os países também informaram que aguardam um posicionamento da Agência Europeia de Medicamentos, segundo o The Guardian.

Países como Dinamarca e Noruega já anunciaram uma suspensão pelo menos temporária de vacinação com a Oxford/AstraZeneca.

continua após o anúncio

A medida dos países escandinavos veio depois de a Áustria parar de usar um lote da vacina, enquanto investiga uma morte provocada por disfunções relacionadas a coágulos e um caso de embolia pulmonar.

Na época, alguns especialistas em saúde disseram haver poucas evidências a sugerirem que a vacina da AstraZeneca não deve ser aplicada e que os casos de coágulos sanguíneos estão em linha com as taxas de casos deste tipo na população em geral.

continua após o anúncio

A AstraZeneca disse em comunicado enviado à Reuters que a segurança de sua vacina foi amplamente estudada em testes com humanos e dados revisados por outros cientistas confirmaram que a vacina foi, no geral, bem tolerada.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acompanha e busca informações junto às autoridades internacionais sobre possíveis eventos adversos relacionados ao uso da vacina Oxford/AstraZeneca, informou o órgão à Reuters na quinta-feira (11).

continua após o anúncio

Até aquele momento, o Ministério da Saúde não havia se manifestado sobre os relatos quanto aos efeitos da vacina nos países europeus.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247