África do Sul anuncia fim de quarentenas e não imporá restrições aos assintomáticos
Medida faz parte da aceitação de que muitos países ao redor do mundo provavelmente precisarão encontrar uma maneira de viver com a Covid, em vez de evitá-la
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O governo da África do Sul retirou a obrigatoriedade da quarentena, que passa a valer apenas para pessoas que apresentem sintomas da Covid-19. A medida vem em meio a dados que mostram que infecções pela variante Ômicron não são tão severas. Os novos protocolos entram em vigor imediatamente, informou o Ministério da Saúde.
"Isso inclui permitir que as pessoas com teste positivo, mas sem sintomas, se reúnam com outras pessoas, desde que usem máscara e mantenham distância social. Um importante oficial de saúde explicou que, como a variante se espalha tão rapidamente, é provável que haja muitas pessoas infectadas socializando com outras e não faz mais sentido colocar em quarentena apenas aqueles que se auto-testaram", escreve o New York Times.
"A mudança foi mais um passo em direção à lenta aceitação de que muitos países ao redor do mundo provavelmente precisarão encontrar uma maneira de viver com a Covid, em vez de evitá-la", prossegue.
A decisão foi tomada com base na recomendação de um comitê de especialistas que pedem ênfase na vacinação ao invés de rastreamento de contato e quarentena.
“Há um reconhecimento maior de que, em face de uma variante hiper-contagiosa como esta, a quarentena e o isolamento não são mais eficazes como medidas de contenção da saúde pública para conter o vírus”, disse o professor François Venter, pesquisador da Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247