Você perdeu, Cabral

Finalmente o governador Sergio Cabral descobriu que os bombeiros vndalos so heris; hoje, ele envia projeto Assembleia ampliando gratificaes



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, demorou a acordar. Acostumado a passear em Paris quando bombeiros salvam vidas nos deslizamentos de terra tão comuns no verão fluminense, ele percebeu neste domingo o apreço que a população do Rio tem por esses profissionais. Mais de 27 mil cariocas foram às ruas, em defesa dos bombeiros, numa manifestação que partiu de Copacabana, segundo informações da Polícia Militar. E Cabral descobriu que aqueles a quem chamou de “vândalos” e tratou com a delicadeza típica do Batalhão de Operações Especiais, o Bope, são tidos como heróis pela população.

Como político, Cabral descobriu – talvez tarde demais - que escolheu o lado errado. E agora resolveu construir pontes com os bombeiros. Primeiro, antecipou em seis meses um reajuste salarial de 5,54%. E nesta segunda-feira está encaminhando um projeto especial à Assembleia Legislativa para que 30% dos recursos do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) sejam pagos em gratificações à categoria – o que ainda não convenceu os profissionais. “Gratificação não é salário. Se quiser gratificação pode dar, mas antes nós queremos um salário digno”, disse Benevenuto Daciolo, um dos líderes da movimentação grevista.

A questão de fundo, no entanto, é outra. Se Cabral se mostra disposto a negociar agora, por que não fez antes? Por que, ao primeiro sinal de impasse, enviou as tropas do Bope e mandou prender 439 bombeiros, que foram tratados como marginais? Cabral talvez imaginasse que pudesse ter a opinião pública a seu favor, assim como no episódio em que mandou o batalhão subir os morros, depois que ônibus e carros foram incendiados no Rio. Mas embora se vistam de vermelho, os bombeiros não são do Comando Vermelho, governador Cabral.

continua após o anúncio

Com o aumento, o piso salarial de um bombeiro no Rio será de R$ 1.265, um dos mais baixos do País. O que muitos defendem, entre os profissionais, é a aprovação da PEC 300, uma proposta de emenda constitucional que unifica os salários dos bombeiros de todo o País, tomando como referência os do Distrito Federal, que são os mais altos. Neste caso, a conta para os governos estaduais seria da ordem de R$ 40 bilhões ao ano.

Pode ser exagero, mas não mais exagerada do que foi a atitude de Sergio Cabral diante da crise.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247