Vital do Rêgo toma posse no TCU e herda processos da Petrobras
Presidente das duas CPIs da Petrobras no Congresso, o peemedebista deixa o Senado para assumir como ministro do Tribunal de Contas da União; cerimônia será nesta segunda-feira; Vital herdará os processo na Corte que envolvem a Petrobras, relatados até o momento por José Jorge, que se aposentou compulsoriamente; Vital do Rêgo é tido como aliado fiel da presidente Dilma Rousseff e em seu lugar assume o primeiro suplente, Raimundo Lira (PMDB)
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Pernambuco 247 - O senador pela Paraíba Vital do Rêgo (PMDB) toma posse nesta segunda-feira, 22, como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A solenidade, que será presidida pelo presidente do tribunal, Augusto Nardes, acontece no próprio TCU, segundo a assessoria de Vital.
A nomeação do senador para assumir uma vaga de ministro do TCU foi publicada na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União. O decreto foi assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Com apoio do PMDB, Vital foi indicado pelo Senado para ocupar a vaga do ministro José Jorge, que se aposentou compulsoriamente e deixou o tribunal. Jorge, que é pernambucano, completou 70 anos e, pela lei, atingiu a idade máxima para magistrados.
O nome dele para o cargo foi aprovado em votações no Senado e na Câmara dos Deputados. No Senado, o placar favorável foi de 63 votos a 1. Já na Câmara, a indicação teve 313 votos favoráveis, 8 contrários e 8 abstenções.
Vital do Rêgo tem mandato de senador até 2019 e ocupa atualmente a presidência de duas comissões parlamentares de inquérito instauradas para apurar denúncias contra a Petrobras. em seu lugar deve assumir o primeiro suplente de senador, Raimundo Lira (PMDB).
O TCU é um órgão colegiado, composto por nove ministros. De acordo com o regimento do tribunal, seis são indicados pelo Congresso Nacional, um pelo presidente da República e dois escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247