Uma praça para lembrar: TAM, 17.07.2007

Quatro anos depois da queda do Airbus da TAM, que matou 199 pessoas em So Paulo, Prefeitura promete construo de espao pblico em homenagem s vtimas; promessa j fora feita por Gilberto Kassab logo aps a tragdia; protocolo assinado



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 _ Neste domingo, dia em que o acidente com o avião A320 da TAM completa quatro anos, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAMJJ3054 (Afavitam), Dario Scott, assinaram um protocolo de intenções para a construção da Praça Memorial 17 de Julho. No acidente, 199 pessoas morreram. A previsão é que o memorial esteja concluído até julho do ano que vem. "Esperamos iniciar as obras até meados de janeiro", afirmou Kassab.

Logo após a queda do Airbus, o mesmo Kassab saiu a campo defendendo ideias como fazer a praça que está prometendo agora, no mesmo local citado, e, também, realizar desapropriações na cabeceira da pista. Essa iniciativa teria a finalidade de aumentar a extensão da área de pouso em Congonhas, o que elevaria a taxa de segurança. Nenhuma das duas promessas se concretizaram. A da desapropriação nunca mais foi lembrada. A da praça, agora, está valendo outra vez.

A Praça Memorial 17 de Julho será construída no terreno onde ficava o prédio da TAM, na avenida Washington Luiz, em frente ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A construção foi atingida pelo avião da companhia que vinha de Porto Alegre na noite de 17 de julho de 2007. O prefeito afirmou que, se a Afavitam concordar, a praça poderá ser, no futuro, estendida até a avenida dos Bandeirantes.

continua após o anúncio

O projeto prevê que a árvore que sobreviveu ao acidente seja mantida no centro da praça. "Ela representa a vida", afirmou o arquiteto responsável pelo projeto, Marcos Cartum. Segundo ele, em torno da árvore será construído um espelho de água, em cuja mureta constarão os nomes das 199 vítimas. Também serão instalados 199 pontos de luz que iluminarão o local à noite.

Nesta manhã foi realizado um ato ecumênico com a presença de cerca de 500 pessoas. Cartazes com as fotos das vítimas da tragédia, a maior da história da aviação brasileira, estão espalhados pelos tapumes que cercam o terreno e em torno do palco da celebração.

continua após o anúncio

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247