Transnordestina: "Estão mexendo com barril de pólvora"

Quem diz um operrio da ferrovia; ameaados de no poder passar as festas de fim de ano com suas famlias, trabalhadores ameaam ingressar na Justia para terem direito s folgas

Transnordestina: "Estão mexendo com barril de pólvora"
Transnordestina: "Estão mexendo com barril de pólvora" (Foto: Pedro Tinôco/Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tércio Amaral_PE247 - Se depender das relações de trabalho, a obra faraônica da Transnordestina, orçada em R$ 7 bilhões, deverá ser entregue mais tarde do que se pensa. Além das ameaças de greve no canteiro de obras a0o longo deste ano, o Governo Federal assiste neste mês de dezembro mais uma pendenga entre trabalhadores e construtoras. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Pernambuco (Sintepav-PE) denunciou, nesta sexta-feira (09), que centenas de funcionários serão “confinados na obra” durante as festividades de fim de ano, como Natal e Réveillon. A medida prejudica principalmente os trabalhadores que moram em outros estados e que ficarão confinados nos alojamentos durante as festas.

O trabalho reforçado dos operários estaria “prejudicando o clima” na construção, principalmente na área sob a responsabilidade da construtora Odebrecht em Pernambuco, garante o presidente do Sintepav-PE, Aldo Amaral Araújo. “Não somos máquinas. Esses homens têm família, esposas, filhos, que só se reúnem em datas como estas”, destacou o sindicalista, lembrando que os trabalhadores da obra no Ceará estão em greve, atualmente, por melhores condições de trabalho e reajuste nos salários.

“Certamente a empresa não está sendo bem assessorada. Será que vai ser bom obrigar o trabalhador a ficar na obra durante o Natal? Estão mexendo com um barril de pólvora”, disse Amaral, em tom de ameaça. Caso a Odebrecht não negocie uma folga de campo para estes trabalhadores, em virtude das festas de fim de ano, o Sintepav promete recorrer à Justiça para que estes trabalhadores sejam liberados. A reportagem do PE247 tentou se comunicar com a empreiteira, mas não obteve sucesso.

continua após o anúncio

Em julho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou duas ações civis públicas, totalizando R$ 60 milhões, contra a Construtora Norberto Odebrecht S/A e Transnordestina Logística S/A por irregularidades trabalhistas nos canteiros de obra da ferrovia em Pernambuco.

A Ferrovia Transnordestina, quando concluída, terá 1.728 mil quilômetros de extensão e ligará os Portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco ao sertão do Piauí. Transportará cerca de 40 milhões de toneladas ao ano de grãos, minério, gesso, frutas e combustíveis.

continua após o anúncio

Procurada pela reportagem do PE247, a Transnordestina Logística negou que pretende confinar os funcionários nas obras durante as festas de fim de ano. Segundo o comunicado,

"A Transnordestina Logística em nenhum momento vai impedir que os trabalhadores voltem às suas casas durante o Natal e o Ano Novo. No ano passado, pelo fato de as datas caírem em dias úteis, possibilitou-se a emenda do feriado - diferentemente deste ano, em que as festividades vão cair em finais de semana. A Transnordestina estuda formas de compensar os trabalhadores. Em Pernambuco hoje temos cerca de 7 mil trabalhadores. Ao todo, a Transnordestina emprega mais de 8 mil pessoas em 3 Estados. Em relação à Odebrecht, é a empresa contratada pela Transnordestina para executar as obras, contratar e capacitar mão de obra."

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247