Sociedade Brasileira de Diabetes alerta para risco de desabastecimento de insulina
De acordo com a SDB, o Brasil tem 16,8 milhões de pessoas com diabetes, entre as quais cerca de 560 mil têm diagnóstico de diabetes tipo 1 e necessitam de insulinas diariamente
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) demonstrou preocupação com a possibilidade de desabastecimento de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS). Em comunicado, a SDB informou que o Brasil tem 16,8 milhões de pessoas com diabetes, entre as quais cerca de 560 mil têm diagnóstico de diabetes tipo 1 e necessitam de insulinas diariamente para sobreviverem.
O alerta emitido pela SDB tem como fundamento o resultado de uma auditoria do Tribunal de Contas da União, que revelou que o estoque de insulina de ação rápida, medicamento usado para o tratamento de diabetes, do Ministério da Saúde, acaba em abril.
De acordo com reportagem de O Globo, em nota, o Ministério da Saúde afirmou que dois novos lotes com 1,3 mi de unidades foram encomendados. Um deveria ser entregue no dia 30 de março e o segundo deve chegar ao SUS em 30 de setembro. A alternativa, no entanto, tem preocupado o TCU, pois “tem se mostrado demorada e dispendiosa, representando opção de médio prazo, incapaz de atender a situação iminente de desabastecimento”, informa o TCU.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247