Sob chuva, TAM se recusa a operar voos em Belém

"A TAM sempre voou em Belém e até com mais chuva. E agora alega excesso de chuva pelos cancelamentos de voos. ANAC, SAC, MP, PROCON, cadê vocês?", protestou a blogueira do Pará Vera Paoloni; neste domingo, centenas de passageiros foram prejudicados com voos cancelados da companhia aérea, que alegava problemas na pista do Aeroporto Internacional de Belém

"A TAM sempre voou em Belém e até com mais chuva. E agora alega excesso de chuva pelos cancelamentos de voos. ANAC, SAC, MP, PROCON, cadê vocês?", protestou a blogueira do Pará Vera Paoloni; neste domingo, centenas de passageiros foram prejudicados com voos cancelados da companhia aérea, que alegava problemas na pista do Aeroporto Internacional de Belém
"A TAM sempre voou em Belém e até com mais chuva. E agora alega excesso de chuva pelos cancelamentos de voos. ANAC, SAC, MP, PROCON, cadê vocês?", protestou a blogueira do Pará Vera Paoloni; neste domingo, centenas de passageiros foram prejudicados com voos cancelados da companhia aérea, que alegava problemas na pista do Aeroporto Internacional de Belém (Foto: Gisele Federicce)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A TAM provocou um rebuliço e prejudicou centenas de passageiros no Aeroporto Internacional de Belém, no Pará, neste domingo 12. A companhia cancelou mais de dez voos alegando problemas na pista do terminal, devido às chuvas. A Infraero informou, no entanto, que os voos de outras companhias pousavam e decolavam normalmente. 

"Na tarde deste domingo (12), 13 voos cancelados e quatro alternados para outros aeroportos, com os passageiros reacomodados em outros voos", informou a nota oficial da empresa. Uma reportagem do portal G1, da Globo, publicada às 20h09 deste domingo, informou, no entanto, que 19 voos haviam sido cancelados. Nas redes sociais, os protestos foram frequentes.

Leia abaixo o post de Vera Paoloni, blogueira do Pará, sobre o assunto:

continua após o anúncio

A TAM sempre voou em Belém e até com mais chuva. E agora alega excesso de chuva pelos cancelamentos de voos. ANAC, SAC, MP, PROCON, cadê vocês?

Começou dia 8 de janeiro - dia em que veio ao mundo a pequena Yve, filhota da amiga Lidiane - o cancelamento que hoje chega a mais de 20 voos e redirecionamento de mais 9 da TAM só em Belém e que se reflete em vários pontos do país. O tumulto é bem mais acentuado no Pará e na região Norte, região muito mal servida de voos. E o noticiário sobre cancelamento de voos e o desrespeito com passageiros, fez a TAM primeiro informar (?) que excesso de chuva estava provocando atrasos nos voos e hoje, que há uma pista no aeroporto internacional de Belém que não oferece segurança, devido à lâmina d'água.

continua após o anúncio

É uma desculpa risível e que insulta a inteligência.

Primeiro, a chuva. Em Belém chove quase os 365 dias do ano, o que é sabido no país inteiro e a TAM nunca deixou de voar em Belém por conta de água.

continua após o anúncio

Segundo, todas as demais companhias aéreas estão pousando e decolando normalmente. Ora, se todas as companhias aéreas indo e vindo debaixo do mesmo sol e da mesma chuva, por que as condições meteorológicas estão atingindo apenas a TAM?

O que está acontecendo, na real?

continua após o anúncio

Passageira dorme de puro cansaço: nada daTAM
A venda da TAM para a chilena LAN travestida de associação,foi uma burla à legislação brasileira, como conta o jornalista Luís Nassif.
Quando se juntou à chilena LAN, a TAM divulgou a perspectiva de lucros estupendos. Na época da venda, a TAM tinha 143 aeronaves e 25 mil funcionários. Recentemente, pra manter a lucratividade, fez uma famigerada reestruturação produtiva e hoje tem 18 mil funcionários. Em agosto 2013, demitiu 800 tripulantes entre comissários, comandantes e co-pilotos, o que também deve ter influenciado o cancelamento de voos, pois novas equipes contratadas precisam de um tempo de treinamento. Tempo esse que faltou, o que revela péssima gestão administrativa e nenhum compromisso com a geração de emprego.

Cadê ANAC, SAC, MP? - Se verdadeira, a nota da TAM (mais abaixo) mostra que há risco de morte, há insegurança por conta da chuva. O que é estranho e que a TAM sempre operou no mesmo aeroporto e com muito mais chuva. E GOL, Azul, Tripp, Seta continuam voando normalmente. Alguém está faltando com a verdade e entre a TAM e órgãos de fiscalização e governo, ficamos nós, passageiros sem resposta, sem voos, sem acomodações. E no balcão da TAM, alguns valentes funcionários tentam explicar o que não sabem e resolver o que não podem, enquanto os covardes donos da empresa assistem bem longe e de camarote as explosões nos aeroportos.

continua após o anúncio

Mais de 20 voos cancelados e 9 redirecionados. E o passageiro só sabe disso no aeroporto.

Em Belém, não tem um posto da ANAC. E só a desinformação como companhia.
Em 2010, Luís Nassif denunciou o que significava a venda da TAM e como foi um péssimo negócio para o Brasil. Pouco mais de 3 anos, neste início de 2014, com os voos cancelados aporrinhando a vida dos passageiros, em flagrante desrespeito, urge resposta do Governo Dilma via agência reguladora, a ANAC, Secretaria de Aviação Civil, Infraero. E o Ministério Público e o Procon também não podem fazer de conta que nada está acontecendo.
***
No meu twitter, os reclamos de passageiros e a resposta da TAM. Que nada responde

continua após o anúncio

Natalia Brasil Felix ‏@brasil_felix
@TAMAirlines @verapaoloni sem qualquer assistência em São Luís e Macapá pessoas passando mau dentro do avião e sem nenhuma informaçao

Natalia Brasil Felix ‏@brasil_felix
@TAMAirlines @verapaoloni o interessante é que todas as cias aéreas estão pousando normalmente em Belém menos a Tam

continua após o anúncio

@verapaoloni [...] nossa Central de Vendas e Fidelidade 4002 5700 (capitais) ou 0300 570 5700. Obrigado

TAM Airlines ‏@TAMAirlines
@verapaoloni [...] segura. Para informações de remarcação ou reacomodação, por favor, entre em contato [...]

TAM Airlines ‏@TAMAirlines
@verapaoloni [...] reiteramos que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas as nossas ações visam garantir uma operação [...]

TAM Airlines ‏@TAMAirlines
@verapaoloni [...] voos com origem ou destino em Belém foram impactadas. Lamentamos os transtornos causados aos nossos clientes e [....]

TAM Airlines ‏@TAMAirlines
@verapaoloni Vera, devido as condições de decolagem e aterrissagem no Aeroporto de Belém, a programação de alguns de nossos [...]

TAM Airlines ‏@TAMAirlines
@verapaoloni Oi Vera, por favor, nos informe o nº do voo. Obrigado.

O preocupante comunicado da TAM

Nota à Imprensa - Operações em Belém (PA) - A TAM Linhas Aéreas informa que, após uma análise minuciosa das condições de decolagem e aterrissagem no Aeroporto Internacional de Belém, a companhia decidiu não operar no local em caso de acúmulo de lâminas d'água ou pista severamente molhada, já que sua prioridade é prestar um transporte seguro aos seus passageiros. Por isso, desde a última quarta-feira (8), alguns voos com origem ou destino nesse aeroporto estão sendo impactados. Entre a noite de ontem e o início da tarde de hoje, foram quatro voos cancelados e sete reprogramados, com os passageiros reacomodados em outros voos.

Caso a pista do aeroporto de Belém continue apresentando condições inseguras para pouso e decolagem, de acordo com os critérios de segurança da empresa, novos voos poderão ser cancelados ou alternados para outros aeroportos. Importante que o clientes procurem informações junto à TAM antes do embarque do seu voo. Os passageiros impactados estão recebendo toda a assistência necessária. A empresa lamenta os transtornos causados aos clientes e esclarece que isentará da cobrança de taxa de remarcação ou diferença de tarifa, no prazo de 30 dias a partir da data do voo, os passageiros afetados. A TAM reitera que a segurança de voo é um valor imprescindível e todas suas ações visam garantir uma operação segura.

TAM
Assessoria de Imprensa
(11) 5180-7300
Plantão: (11) 98644-0128
E-mail: imprensa.tam@kreabgavinanderson.com
www.tam.com.br
www.tam.com.br/imprensa

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247