Sirenes falharam na hora da chuva em Teresópolis, no Rio

Falha no acionamento das sirenes de alerta agravou a situao dos moradores de reas de risco; pelo menos 179 pessoas ainda esto em abrigos

Sirenes falharam na hora da chuva em Teresópolis, no Rio
Sirenes falharam na hora da chuva em Teresópolis, no Rio (Foto: DIVULGAÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Somente duas sirenes de alerta da Defesa Civil de Teresópolis funcionaram na hora da tempestade que atingiu a cidade na última sexta-feira (6). Cinco falharam. Mesmo assim a Prefeitura de Teresópolis prometeu instalar mais 20 sirenes em comunidades em áreas de risco e mudar o sistema de emissão de sinais - de 3G para cabos de fibra óptica. Dois voluntários, moradores em áreas de risco, que conseguiram acionar duas sirenes, tiveram que arrebentar cadeados dos portões de escolas para disparar o alarme manualmente. O sistema automático de envio de dados falhou.

O prefeito Arlei de Oliveira Rosa afirmou as novas sirenes poderão ser colocadas no alto dos morros. Na sexta-feira, muitos moradores se queixaram de que o alarme só podia ser ouvido na parte baixa.

Segundo a Prefeitura, das 20 sirenes que o município possui, somente 14 dispararam o alerta. O poder público alega que nas outras seis, não foi atingido o índice pluviométrico para soar o alarme. “A chuva foi muito intensa. É um sistema novo que está sendo testado. Tudo o que puder ser aperfeiçoado será melhor”, diz o vice-governador do Rio, Luiz  Fernando Pezão.

continua após o anúncio

O município amanheceu com sol em meio à nuvens nesta segunda-feira (9) e não há previsão de mais chuvas nas próximas horas. Pelo menos 179 pessoas ainda estão em abrigos da Prefeitura. Cinco pessoas morreram por conta de deslizamentos em áreas de risco. Os 24 feridos encontrados pelo corpo de bombeiros foram atendidos na Santa Casa de Misericórdia de Teresópolis. De acordo com a prefeitura, 450 vistorias foram realizadas e 379 estão interditadas permanentemente. 

Pelo menos 10 mil famílias tiveram suas casas condenadas pela Defesa Civil, além de 3.400 unidades que, segundo o Ministério Público, foram destruídas pelos temporais de janeiro de 2011.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247